Escala de avaliação de depressão para crianças: um estudo de validação

Autores/as

  • Dejenane Aparecida Pascoal PEREIRA PUC-CAMPINAS/Universidade de Taubaté
  • Vera Lúcia Adami Raposo do AMARAL PUC-CAMPINAS

Palabras clave:

Depressão infantil, avaliação psicológica, instrumentos, medidas

Resumen

A presente pesquisa teve por objetivo realizar um estudo de validação da "Escala de Avaliação de Depressão para Crianças" de Amaral e Barbosa (1990). Durante a realização da pesquisa a escala inicial foi modificada, obtendo-se quatro versões. Foi realizada análise semântica dos itens junto a duas amostras de crianças (N= 12 e N= 4). A seguir, quatro psicólogos clínicos e três psiquiatras analisaram a pertinência dos itens ao construto. E, finalmente, a escala foi aplicada à amostra de 362 estudantes, de escolas públicas e particulares, para o estudo da precisão e da validade de construto. Utilizou-se a análise fatorial exploratória; os índices de poder discriminativo dos itens, desvio-padrão e correlação corrigida item-total de Pearson; e o cálculo do Coeficiente Alfa (a), de Cronbach. Na compreensão semântica dos itens um item foi excluído e três foram reformulados. Não houve itens descartados na análise de juízes. Na análise fatorial exploratória observou-se que as quatro primeiras dimensões explicam 33,36% da variabilidade total dos dados, com autovalores acima de 1,4. Quatro itens foram descartados por apresentarem carga-fatorial menores do que 0,40. Na análise do poder discriminativo dos itens eliminaram-se seis itens com correlação item-total próximas de zero. A escala final ficou composta de 24 itens distribuídos segundo quatro fatores: resposta afeto-disfórico (a= 0,70); resposta afetivo-emocional com conteúdo de ansiedade (a= 0,65); resposta fisiológico-autonômica (a= 0,56); e resposta cognitiva com conteúdo de auto-estima (a= 0,50).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ADÁNEZ, G. P. (1999). Procedimentos de Construcción y Analisis de Tests Psicometricos. In Wechsler, S. M. & Guzzo, R. S. L., Avaliação Psicológica: Perspectiva Interna-cional (pp.57-100). São Paulo: Casa do Psicólogo.

AMARAL, V. L. A. R. & Barbosa, M. K. (1990). Crianças Vítimas de Queimaduras: Um Estudo Sobre Depressão. Estudos de Psicologia, 7 (1), 31-59.

ANASTASI, A., & Urbina, S. (2000). Natureza e Uso dos Testes Psicológicos. In Anastasi, A. & Urbina, S., Testagem Psicológica (pp.17 a 36). (7Ş ed.). (M. A. V. Veronese, trad.). Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

ANDRIOLA, W. B. & Cavalcante, L. R. (1999). Avaliação da Depressão Infantil em Aluno da Pré-Escola. Psicologia: Reflexão e Crítica, 12 (2), 419- 428.

ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA (2000). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (4Ş ed.). (D. Batista, trad.). Porto Alegre: Artes Médicas Sul. (original de 1994).

ASSUMPÇÃO Jr., F. B. (2000). Diagnóstico e Quadro Clínico da Depressão na Infância e na Adolescência. In Lafer, B., Almeida, O. P. , Fráguas, R. & Miguel, E. C., Depressão no Ciclo da Vida (pp.37-44). Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

BAPTISTA, C. A. & Golfeto, J. H. (2000). Prevalência de Depressão em Escolares de sete a 14 anos. http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/27(5)/artigos/art 253.htm 27/05/2000.

BIRMAHER, B., Ryan, N. D., Williamson, D. E., Brent, D. A. & Kaufman, J. (1996). Childhood and Adolescent Depression: A Review of the Past 10 Years. Part II. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry. 35 (12), 1575-1583.

BROWN, Anne. Mood Disorders in Children and Adolescents. http://www.mhsource.com./narsad/childmood.html. 07/11/2000.

CALIL, M. H. & Pires, M. L. N. (2000). Aspectos Gerais das Escalas de Avaliação de Depressão. In Gorestein, C., Andrade, L.H.S.G. & Zuardi, A. W. (eds.). Escalas de Avaliação Clínica em Psicologia e Psicofarmacologia (pp. 65-69). São Paulo: Lemos-Editorial.

CUNHA, S. E. (1994). A Noção de Validade de Testes Psicológicos Rio de Janeiro: CEPA.

Gill, K. S., Coffey, B. J. & Park, K. S. (2000). Transtorno Bipolar na Infância e na Adolescência. In Lafer, B., Almeida, O. P., Fráguas, R. & Miguel, E. C., Depressão no Ciclo da Vida (pp.110-114). Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

GOUVEIA, V. V., Barbosa, G. A., Almeida, H. J. F. & Gaião, A. A. (1995). Inventário de Depressão Infantil - CDI: Estudo de Adaptação com Escolares de João Pessoa. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 44 (7), 345-349.

HODGES, K. K., Siegel, L. J., Mullins, L. & Griffin, N. (1983). Factor Analysis of the Children's Depression Inventory. Psychological Reports. 53, 759-763.

MCCLELLAN, J. & Werry, J. S. (1997). Practice Parameters for the Assessment and Treatment of Children and Adolescents With Bipolar Disorder. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry. 36 (10), 157S-176S.

MESQUITA, P. B. & Gilliam, W. S. (1994). Differential Diagnosis of Childhood Depression: Using Comorbidity and Symptom Overlap to Generate Multiple Hypotheses. Child Psychiatry and Human Development.24 (3), 157-172.

MILLER, J. A. (1998). The Childhood Depression Sourcebook. Los Angeles: NTC/ Contemporary Publishing Group.

MORENO, A. R. & Moreno, D. H (2000). Escalas de Avaliação para Depressão de Hamilton (HAM-D) e Montgomery- Åsberg (MADRS). In Gorestein, C., Andrade, L.H.S.G. & Zuardi, A. W. (eds.). Escalas de Avaliação Clínica em Psicologia e Psicofarmacologia (pp. 71-87). São Paulo: Lemos- Editorial.

NOTTELMANN, E. D. & Jensen, P. S. (1995). Bipolar Affective Disorder in Children and Adolescents. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry. 34 (6), 705-708.

OAKLAND, T. (1999). Developing Standardized Tests. Avaliação Psicológica: Perspectiva Internacional (pp.101-118). São Paulo: Casa do Psicólogo.

PASQUALI, L. (1996). Medida Psicométrica. Teorias e Métodos de Medida em Ciências do Comportamento (pp. 73- 115). Brasília: INEP.

PASQUALI, L. (1999). Escalas Psicométricas. Instrumentos Psicológicos: Manual Prático de Elaboração (pp.105-127). Brasília: LabPAM/ IBAP.

PEREIRA, D. A. P. (2002). Escala de Avaliação de Depressão para Crianças: Um Estudo de Validação. Dissertação de Mestrado Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Campinas, São Paulo.

REYNOLDS, W. M. (1989). Reynolds Child Depression Scale- RCDS- Professional Manual. U.S.A.: PAR, Psychological Assessment Resources, Inc.

SMUCKER, M. R., Craighead, W. E., Craighead, L. W., & Green, B. J. (1986). Normative and Reliability Data for the Children's Depression Inventory. Journal of Abnormal Child Psychology. 14 (1), 25-39.

STARK, K. D., Swearer, S., Delaune, M., Knox, L. & Winter, J. (1995). Depressive Disorders. In Ammerman, R. T. & Hersen, Michel, Handbook of Child Behavior Therapy in the Psychiatric Setting (pp. 269-300). New York: A Wiley-Interscience Publication.

WORLD Health Organization (1993). Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10: Descrições Clínicas e Diretrizes Diagnósticas. (D. Caetano, trad.). Porto Alegre: Artes Médicas. (original de 1992).

Publicado

2004-04-30

Cómo citar

PEREIRA, D. A. P. ., & AMARAL, V. L. A. R. do . (2004). Escala de avaliação de depressão para crianças: um estudo de validação. Estudos De Psicologia, 21(1). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6690