Escala de avaliação de depressão para crianças: um estudo de validação
Palabras clave:
Depressão infantil, avaliação psicológica, instrumentos, medidasResumen
A presente pesquisa teve por objetivo realizar um estudo de validação da "Escala de Avaliação de Depressão para Crianças" de Amaral e Barbosa (1990). Durante a realização da pesquisa a escala inicial foi modificada, obtendo-se quatro versões. Foi realizada análise semântica dos itens junto a duas amostras de crianças (N= 12 e N= 4). A seguir, quatro psicólogos clínicos e três psiquiatras analisaram a pertinência dos itens ao construto. E, finalmente, a escala foi aplicada à amostra de 362 estudantes, de escolas públicas e particulares, para o estudo da precisão e da validade de construto. Utilizou-se a análise fatorial exploratória; os índices de poder discriminativo dos itens, desvio-padrão e correlação corrigida item-total de Pearson; e o cálculo do Coeficiente Alfa (a), de Cronbach. Na compreensão semântica dos itens um item foi excluído e três foram reformulados. Não houve itens descartados na análise de juízes. Na análise fatorial exploratória observou-se que as quatro primeiras dimensões explicam 33,36% da variabilidade total dos dados, com autovalores acima de 1,4. Quatro itens foram descartados por apresentarem carga-fatorial menores do que 0,40. Na análise do poder discriminativo dos itens eliminaram-se seis itens com correlação item-total próximas de zero. A escala final ficou composta de 24 itens distribuídos segundo quatro fatores: resposta afeto-disfórico (a= 0,70); resposta afetivo-emocional com conteúdo de ansiedade (a= 0,65); resposta fisiológico-autonômica (a= 0,56); e resposta cognitiva com conteúdo de auto-estima (a= 0,50).
Descargas
Citas
ADÁNEZ, G. P. (1999). Procedimentos de Construcción y Analisis de Tests Psicometricos. In Wechsler, S. M. & Guzzo, R. S. L., Avaliação Psicológica: Perspectiva Interna-cional (pp.57-100). São Paulo: Casa do Psicólogo.
AMARAL, V. L. A. R. & Barbosa, M. K. (1990). Crianças Vítimas de Queimaduras: Um Estudo Sobre Depressão. Estudos de Psicologia, 7 (1), 31-59.
ANASTASI, A., & Urbina, S. (2000). Natureza e Uso dos Testes Psicológicos. In Anastasi, A. & Urbina, S., Testagem Psicológica (pp.17 a 36). (7Ş ed.). (M. A. V. Veronese, trad.). Porto Alegre: Artes Médicas Sul.
ANDRIOLA, W. B. & Cavalcante, L. R. (1999). Avaliação da Depressão Infantil em Aluno da Pré-Escola. Psicologia: Reflexão e Crítica, 12 (2), 419- 428.
ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA (2000). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (4Ş ed.). (D. Batista, trad.). Porto Alegre: Artes Médicas Sul. (original de 1994).
ASSUMPÇÃO Jr., F. B. (2000). Diagnóstico e Quadro Clínico da Depressão na Infância e na Adolescência. In Lafer, B., Almeida, O. P. , Fráguas, R. & Miguel, E. C., Depressão no Ciclo da Vida (pp.37-44). Porto Alegre: Artes Médicas Sul.
BAPTISTA, C. A. & Golfeto, J. H. (2000). Prevalência de Depressão em Escolares de sete a 14 anos. http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/27(5)/artigos/art 253.htm 27/05/2000.
BIRMAHER, B., Ryan, N. D., Williamson, D. E., Brent, D. A. & Kaufman, J. (1996). Childhood and Adolescent Depression: A Review of the Past 10 Years. Part II. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry. 35 (12), 1575-1583.
BROWN, Anne. Mood Disorders in Children and Adolescents. http://www.mhsource.com./narsad/childmood.html. 07/11/2000.
CALIL, M. H. & Pires, M. L. N. (2000). Aspectos Gerais das Escalas de Avaliação de Depressão. In Gorestein, C., Andrade, L.H.S.G. & Zuardi, A. W. (eds.). Escalas de Avaliação Clínica em Psicologia e Psicofarmacologia (pp. 65-69). São Paulo: Lemos-Editorial.
CUNHA, S. E. (1994). A Noção de Validade de Testes Psicológicos Rio de Janeiro: CEPA.
Gill, K. S., Coffey, B. J. & Park, K. S. (2000). Transtorno Bipolar na Infância e na Adolescência. In Lafer, B., Almeida, O. P., Fráguas, R. & Miguel, E. C., Depressão no Ciclo da Vida (pp.110-114). Porto Alegre: Artes Médicas Sul.
GOUVEIA, V. V., Barbosa, G. A., Almeida, H. J. F. & Gaião, A. A. (1995). Inventário de Depressão Infantil - CDI: Estudo de Adaptação com Escolares de João Pessoa. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 44 (7), 345-349.
HODGES, K. K., Siegel, L. J., Mullins, L. & Griffin, N. (1983). Factor Analysis of the Children's Depression Inventory. Psychological Reports. 53, 759-763.
MCCLELLAN, J. & Werry, J. S. (1997). Practice Parameters for the Assessment and Treatment of Children and Adolescents With Bipolar Disorder. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry. 36 (10), 157S-176S.
MESQUITA, P. B. & Gilliam, W. S. (1994). Differential Diagnosis of Childhood Depression: Using Comorbidity and Symptom Overlap to Generate Multiple Hypotheses. Child Psychiatry and Human Development.24 (3), 157-172.
MILLER, J. A. (1998). The Childhood Depression Sourcebook. Los Angeles: NTC/ Contemporary Publishing Group.
MORENO, A. R. & Moreno, D. H (2000). Escalas de Avaliação para Depressão de Hamilton (HAM-D) e Montgomery- Åsberg (MADRS). In Gorestein, C., Andrade, L.H.S.G. & Zuardi, A. W. (eds.). Escalas de Avaliação Clínica em Psicologia e Psicofarmacologia (pp. 71-87). São Paulo: Lemos- Editorial.
NOTTELMANN, E. D. & Jensen, P. S. (1995). Bipolar Affective Disorder in Children and Adolescents. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry. 34 (6), 705-708.
OAKLAND, T. (1999). Developing Standardized Tests. Avaliação Psicológica: Perspectiva Internacional (pp.101-118). São Paulo: Casa do Psicólogo.
PASQUALI, L. (1996). Medida Psicométrica. Teorias e Métodos de Medida em Ciências do Comportamento (pp. 73- 115). Brasília: INEP.
PASQUALI, L. (1999). Escalas Psicométricas. Instrumentos Psicológicos: Manual Prático de Elaboração (pp.105-127). Brasília: LabPAM/ IBAP.
PEREIRA, D. A. P. (2002). Escala de Avaliação de Depressão para Crianças: Um Estudo de Validação. Dissertação de Mestrado Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Campinas, São Paulo.
REYNOLDS, W. M. (1989). Reynolds Child Depression Scale- RCDS- Professional Manual. U.S.A.: PAR, Psychological Assessment Resources, Inc.
SMUCKER, M. R., Craighead, W. E., Craighead, L. W., & Green, B. J. (1986). Normative and Reliability Data for the Children's Depression Inventory. Journal of Abnormal Child Psychology. 14 (1), 25-39.
STARK, K. D., Swearer, S., Delaune, M., Knox, L. & Winter, J. (1995). Depressive Disorders. In Ammerman, R. T. & Hersen, Michel, Handbook of Child Behavior Therapy in the Psychiatric Setting (pp. 269-300). New York: A Wiley-Interscience Publication.
WORLD Health Organization (1993). Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10: Descrições Clínicas e Diretrizes Diagnósticas. (D. Caetano, trad.). Porto Alegre: Artes Médicas. (original de 1992).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Dejenane Aparecida Pascoal PEREIRA, Vera Lúcia Adami Raposo do AMARAL
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.