Violência e suas implicações: análise de conseqüências de ferimentos com arma de fogo e arma branca
Palavras-chave:
Comportamento e violência, Psicologia do Trauma, Desordem de Estresse Pós-Traumático (PTSD)Resumo
A presente investigação teve como objetivo descrever algumas características de uma amostra de vítimas sobreviventes de atentados com armas de fogo e armas brancas, e as circunstâncias em que ocorreram os incidentes, o impacto sobre a vítima, as respostas presentes na fase de recuperação do trauma, a reação familiar, o apoio social recebido pela vítima e a reinserção sociofuncional do traumatizado assim como suas perspectivas para o futuro.Foram sujeitos 18 indivíduos, sendo17 do sexo masculinoe um dosexofeminino, sendo 73,68% vítimas de ferimentos com armas de fogo (FAF) e 26,31% vítimas de ferimentos com armas brancas (FAB), todos atendidos na Disciplina do Trauma da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, pertencentes a nível socioeconômico baixo. Os principais resultados apontaram para um baixo número de vítimas com ferimentos causados por assalto, sendo que as causas mais frequentes referiam-se a problemas interpessoais, como brigas, disputas pessoais e por bens. A maioria dos respondentes revelou não querer se vingar do agressor e não querer dar queixa à polícia. Os resultados mostraram, também, a presença de desordem de estresse pós-traumático (PTSD), com respostas de depressão e apatia. Os indivíduos apresentaram, em sua maioria, poucas condições de reinserção sociofuncional, e pobre perspectiva quanto ao futuro.
Downloads
Referências
AMARAL, V. L. A. R. do (1986) Vivendo com uma Face Atípica: Influência da Deformidade Facial, no Autoe Hetero- conceitos e na Realização Acadêmica de. Crianças de 6 a 12 anos. Tese de Doutorado. Univer sidade de São Paulo, São Paulo.
BANDURA, A. (1969) Principies of Behavior ModiJica tion. New York: Holt, Rinehart and Winston.
CANTOR, C. H., BRODIE, J., McMILLEN, J.(1991) Firearms Victims: Who were they? The Medical Jour nal of Austra/ia, 155: 7, 442-446.
CANZIAN, F. (1994) Criminalidade Juvenil Cresce nos Estados Unidos. Jornal Folha de São Paulo, 26 jul., 2-10.
CASTRO, J. (1980) Geografia da Fome. São Paulo: Edições Antares.
EDWARDS, A.L. (1973) Statistical Methods. Ncw York: Holt, Rinehart and Winston (Third edition).
FRIERSON, R. L., LIPPMANN, S.B. (1990) Psychiatric Consultation for Paticnts with Self-Inflicted Gunshot Wounds. Psychosomatics. 31: 1, 67-74.
MARCONDES FILHO, E. (1986) Crescimento e Desen volvimento da Criança: Aspectos éticos. Pediatria São Paulo, 8: 3, 166-168.
SCHWARZ, E.D., KOWALSK.I, J. M. (1991) Malignant Memories: PTSD in Children and Adults aftcr a School Shooting. J. Am. Acad. Child Ado/esc. Psy chiatry, 30: 6, 936-944
SELIGMAN, M. E.(1977) Desamparo Aprendido: sobre a Depressão, o Desenvolvimentoe a Morte.São Paulo: EDUSP (Trad. de Maria Tereza de Araujo Silva, do original de 1942).
SIDMAN, M. (1995) Coerçãoe suas implicações. Campi nas: Workshopsy (Traduzidodo original Coercionand itsfa/lout, de1989, porMaria Amélia Andery e Tereza Maria Sério).
WALLACE, A.(1986) Homicide- the social reality. Syd ney: NSW Bureau of Crime Statistics and Research. Attorney General's Department.
WINTEMUTE, G. J.(1987) Firearms as a Cause of Death in United States, J Trauma, 27, 532-536.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1996 Vera Lucia Adami Raposo do Amaral, Mario Mantovani
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.