Desenvolvimento de habilidades sociais em adolescentes portadores de deformidades faciais
Palavras-chave:
Habilidades sociais, adolescentes, treinamento em habilidades sociais, deformidades faciaisResumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar as dificuldades nas habilidades sociais e promover treinamento cm algumas delas, cm adolescentes portadores de deformidades faciais congênitas ou adquiridas. Ossujeitos desta pesquisa foram cincoadolescentes, na faixa etária dos 12 aos 15 anos, sendo um do sexo feminino e quatrodo sexo masculino. Todos os sujeitos estavam em tratamento ativo de reabilitação na SOBRAPAR. O procedimento constou de oito sessões, nas quais foran1 realizadas diferentes dinâmicas de grupo com ênfase em habilidades sociais, corno pedir favores, falar em público, sair de casa, expressar opiniões. O tempodassessões variou entre 60e 80 minutos. As sessões foram filmadas com uma câmera de vídeo e transcritas sob forma de análise funcional. O delineamento foi de pré-teste, treino(composto de oito sessões) e pós-teste. Os dados apontaram melhoras nocomportamento social dos adolescentes, particularmente noscomportamentosem que os sujeitos apontaram como mais negativos no pré-teste, como não solicitar ajuda de professoras, defender seus direitos e conversar com pessoas do sexooposto. Os resultados mostraram, também, que o grupo foi um bom veículo de suporte social quando problemas de relacionamento foram relatados.
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