v. 17 n. 1 (2012)

Editorial

  • Editorial

    Heloisa Helena Oliveira de Azevedo
    5-7
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n1a252

Seção Temática: O Ensino Fundamental de Nove Anos

  • Ensino fundamental de nove anos os desdobramentos de uma política educacional

    Doralice Aparecida Paranzini Gorni, Sandra Maieski, Vânia Regina Barbosa Flauzino Machado
    9-22
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n1a246
  • O lugar das crianças de seis anos no ensino fundamental de nove anos

    Maria Renata Alonso Mota
    23-31
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n1a247
  • Ensino fundamental de nove anos articulações necessárias com a educação infantil

    Elieuza Aparecida de Lima, Amanda Valiengo
    33-41
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n1a248
  • A criança de seis anos no ensino fundamental na perspectiva de mães e professoras

    Michelha Vaz Pedrosa, Rita Márcia Andrade Vaz de Mello
    43-54
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n1a249
  • Brincadeiras, atividades e interações das crianças do primeiro ano do ensino fundamental

    Susana Inês Molon, Alana Soares Albuquerque
    55-63
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n1a250
  • O ensino da linguagem escrita das crianças de cinco anos inseridas na reorganização do ensino fundamental

    Thuinie Medeiros Vilela Daros, Armando Daros Júnior
    65-76
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n1a251
  • Alfabetização e letramento desafios contemporâneos à docência nas séries iniciais

    Márcia Martins de Oliveira Abreu
    77-85
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n1a253
  • Narrativas de alfabetizadoras a ampliação do ensino fundamental e os discursos docentes

    Jamily Charão Vargas, Helenise Sangoi Antunes
    87-99
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n1a254

Artigos

  • Produção textual no ensino fundamental refletindo sobre a prática pedagógica

    Alessandra Marques da Cunha, Stella de Lourdes Garcia, Claudia Raimundo Reyes
    101-111
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n1a255
  • Relação família-escola transmutada da aderência aos papéis e à experiência social

    Marlice de Oliveira e Nogueira
    113-123
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n1a256
  • Aspectos históricos do ensino da física na região de Campinas no início da década de 40

    Júlio César Penereiro, Denise Helena Lombardo Ferreira, Tadeu Fernandes de Carvalho
    125-137
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n1a257

REVISTA COMPLETA