Relação família-escola transmutada

da aderência aos papéis e à experiência social

Autores

  • Marlice de Oliveira e Nogueira Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n1a256

Palavras-chave:

Escola, Experiência social, Família, Indivíduo , Socialização

Resumo

Este ensaio tem como objetivo principal refletir sobre a construção do indivíduo e dos processos de socialização, no contexto da relação entre famílias e escolas, tendo como pano de fundo as mutações sofridas pelas duas instâncias educativas na contemporaneidade. Primeiramente, a autora busca discutir, a partir de uma revisão de literatura sobre o tema, as mudanças conceituais da noção de socialização, confrontando a abordagem clássica de Durkheim e a “sociologia da experiência” de François Dubet. Em seguida, discute a constituição dos indivíduos contemporâneos, no interior das duas instâncias de socialização - família e escola -, analisando a tensão vivida pelos indivíduos, entre a necessidade de integração social e a construção das experiências individuais.

 

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Biografia do Autor

Marlice de Oliveira e Nogueira, Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix

Professora Doutora, Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, Núcleo de Formação Docente. R. da Bahia, 2020, Lourdes, 30160-010, Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: <nogueira_mar@uol.com.br>.

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Publicado

2012-06-22

Como Citar

Oliveira e Nogueira, M. de. (2012). Relação família-escola transmutada: da aderência aos papéis e à experiência social. Revista De Educação PUC-Campinas, 17(1), 113–123. https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n1a256

Edição

Seção

Artigos