Formação de professores para a escola inclusiva

contribuições da terapia ocupacional ao aluno com deficiência física

Autores

  • Juliana Vechetti Mantovani Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio Itu
  • Kátia Regina Moreno Caiado Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n1a46

Palavras-chave:

Deficiência física, Escola inclusiva, Formação de professores, Terapia Ocupacional

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar as contribuições da Terapia Ocupacional para a escolarização do aluno com deficiência física. A história da Terapia Ocupacional revela estreitas relações com o atendimento especializado oferecido às pessoas com deficiência física, o que abre possibilidades de contribuição. A pesquisa de campo deste estudo foi realizada em cinco escolas da Prefeitura de Campinas, os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas com professores, diretores, inspetores de alunos, auxiliares de serviço geral e coordenadores pedagógicos, que tinham o propósito de descrever a visão desses profissionais sobre o aluno com deficiência física na escola. Os resultados mostraram a importância da partilha e do diálogo entre a Terapia Ocupacional e o cotidiano escolar, para que, assim, o aluno com deficiência física tenha garantido o seu direito à educação, não apenas de acesso, mas também de permanência e sucesso escolar.

 

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Biografia do Autor

Juliana Vechetti Mantovani, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio Itu

Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio Itu, Faculdade de Saúde e de Educação. R. Madre Maria Basília, 985, Centro, Itu, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: J.V. MANTOVANI. E-mail: <tojulianamantovani@gmail.com>.

Kátia Regina Moreno Caiado, Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. São Carlos, SP, Brasil.

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Publicado

2012-04-17

Como Citar

Mantovani, J. V., & Caiado, K. R. M. (2012). Formação de professores para a escola inclusiva: contribuições da terapia ocupacional ao aluno com deficiência física. Revista De Educação PUC-Campinas, 16(1), 79–89. https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n1a46

Edição

Seção

Artigos