As experiências de sucesso na aprendizagem e suas relações com a permanência na escola

Autores

  • Elvira Cristina Martins Tassoni Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n1a44

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Plano Nacional de Educação, Sucesso e fracasso escolar

Resumo

Este artigo tem por objetivo evidenciar que as experiências de sucesso vividas nas situações de aprendizagem em sala de aula podem contribuir para a permanência dos alunos na escola. Tem como referência o eixo III do documento da Conferência Nacional de Educação, que aborda a questão da democratização do acesso, permanência e sucesso escolar. O artigo trata da articulação e interdependência entre estes três aspectos, aprofundando a discussão sobre o sucesso escolar. Analisa-o sob a ótica da valorização da escola e da qualidade do ensino, possibilitando aprendizagem efetiva a fim de viabilizar a inserção do aluno no processo educativo. Apresenta alguns dados de pesquisa demonstrando que as situações de sucesso escolar promovem a aproximação do aluno com o objeto de conhecimento. A percepção dos alunos de que estão aprendendo aumenta o envolvimento e produz motivação. Acesso, permanência e sucesso escolar são aspectos fundamentais para a efetivação de direitos sociais, que se cumprem não apenas pelo fato de estar na escola, mas de apropriar-se dos conhecimentos socialmente valorizados, a fim de compreender e poder atuar no mundo. Nesse processo, o sucesso escolar vai além do bom desempenho do aluno, mas se refere à garantia do direito à educação.

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Biografia do Autor

Elvira Cristina Martins Tassoni, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Educação. Rod. Dom Pedro I, Km 136, Parque das Universidades, 13086-265, Campinas, SP, Brasil. E-mail: <cristinatassoni@gmail.com>.

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Publicado

2012-04-17

Como Citar

Tassoni, E. C. M. (2012). As experiências de sucesso na aprendizagem e suas relações com a permanência na escola. Revista De Educação PUC-Campinas, 16(1), 57–64. https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n1a44

Edição

Seção

Seção Temática: O Plano Nacional de Educação