Currículo, Educação Física e multiculturalismo: análise de um currículo ribeirinho colonizado | Curriculum, Physical Education, and multiculturalism: An analysis of a colonized riverine curriculum

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n2a4301

Palavras-chave:

Cultura Ribeirinha. Currículo. Educação Física escolar. Multiculturalismo.

Resumo

O contexto de uma sociedade multicultural faz com que a escola abrigue um intenso cruzamento de culturas. No entanto, historicamente, esse cruzamento tem acontecido dentro de relações assimétricas de poder, nas quais os conhecimentos das culturas dominantes tendem a prevalecer sobre os conhecimentos da cultura popular, aflorando a necessidade de questionamentos em torno deste cenário. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a Matriz Curricular para o Ensino Fundamental – anos finais (6° ao 9° ano) do componente Educação Física, do município de Cametá (Pará), proposta em 2017, pela Secretaria Municipal de Educação. A partir da análise do documento se buscam elementos que o caracterizam como um currículo colonizado, trazendo para a discussão e reflexão os princípios norteadores de um currículo multicultural, que valorize o patrimônio cultural corporal ribeirinho. A pesquisa é do tipo documental e está ancorada em uma abordagem qualitativa. Os resultados apontam a necessidade de construção coletiva e conflituosa de um currículo ribeirinho, que considere os saberes de um povo que tem sua produção cultural tecida no convívio com os rios e a floresta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Antonio Raiol Santos, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará, Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica, Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica, Escola de Aplicação. Av. Perimetral, 1000, Terra Firme, 66095-780, Belém, PA, Brasil.

Lívia Maria Neves Bentes, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará, Escola de Aplicação, Coordenação do Ensino Fundamental I. Belém, PA, Brasil.

Suellen Ferreira Barbosa, Prefeitura Municipal de Cametá

Prefeitura Municipal de Cametá, Secretaria Municipal de Educação, Escola Municipal de Ensino Fundamental Magalhães Barata. Cametá, PA, Brasil.

Referências

Almeida, R. Amazônia, Pará e o mundo das águas do Baixo Tocantins. Revista Estudos Avançados, v.24, n.68, p.291-298, 2010.

Bhabha, H.K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.

Bonow, D.; Mascarenhas, A.G. Pós-colonialismo e currículo escolar: considerações sobre o contraste entre universalismo e

relativismo. In: Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica, 1., 2012. Pelotas. Anais [...]. Pelotas: UFPEL, 2012.

Cametá. Secretaria Municipal de Educação. Matriz Curricular Para o Ensino Fundamental: anos finais (6° ao 9° ano). Cametá:

Semed, 2017.

Candau, V.M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: Moreira, A.F.B.; Candau, V.M. (Org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 10. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2013. p.13-37.

Castellani Filho, L. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. 19. ed. Campinas: Papirus, 2013. (Coleção Corpo e

Motricidade).

Forquin, J-C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. p.14.

Franco, M.L.P.B. Análise de Conteúdo. 4. ed. Brasília: Liber Livro, 2012.

Ghiraldelli Júnior, P. Educação Física progressista: a pedagogia crítico-social dos Conteúdos e a Educação Física brasileira. São Paulo: Loyola, 1991.

Gordo, M.E.S.C.; Santos, M. A. R.; Moreira, W. W. A história da Educação Física no Brasil e suas bases legais. Belém: Editora Açaí, 2014.

Hall, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

Lopes, A.C.; Macedo, E. Teorias de Currículo. São Paulo: Editora Cortez, 2011.

Louro, G.L. Educação e docência: diversidade, gênero e sexualidade. Revista Brasileira de Pesquisa Sobre a Formação Docente, v.3, n.4, p.62-70, 2011.

Lüdke, M.; André, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: EPU, 2017. p.45.

Minayo, M.C.L. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 32. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

McLaren, P. Multiculturalismo crítico. 3. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2000 (Coleção Prospectiva, v.3).

Neira, M.G.; Nunes, M.L.F. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Editora Phorte, 2009a.

Neira, M.G.; Nunes, M.L.F. Praticando estudos culturais na educação física. São Caetano do Sul: Yendis Editora, 2009b.

Neira, M.G. A cultura popular como conteúdo do currículo multicultural da Educação Física. Revista Pensar a Prática, v.11, n.1, p.81-89, 2008.

Nunes, M.L.F.; Rúbio, K. O(s) currículo(s) da Educação Física e a constituição da identidade de seus sujeitos. Revista Currículo Sem Fronteiras, v.8, n.2, p.55-77, 2008.

Oliveira, I.A. Cartografias ribeirinhas: saberes e representações sobre práticas sociais cotidianas de alfabetizandos Amazônidas. Belém: CCESE-UEPA, 2008.

Oliveira, L.F.; Candau, V.M.F. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no brasil. Educação em Revista, v.26, n.1, p.15-40, 2010.

Pereira. M.Z. A centralidade da pluralidade cultural nos debates contemporâneos no campo do currículo. Revista Currículo Sem Fronteiras, v.9, n.2, p.169-184, 2009.

Pérez Gómez, Á.I. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Pinheiro, M.S.D. Currículo e seus significados para os sujeitos de uma escola ribeirinha, multisseriada no município de Cametá-Pará. 2009. 206f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2009.

Rodrigues, D.S.; França, M.P.S.G.S.A. A pesquisa documental sócio histórica. In: Marcondes, M.I.; Teixeira, E.; Oliveira, I.A. (Org.). Metodologias e técnicas de pesquisa em educação, Belém: EdUEPA, 2010. p.76-90.

Saviani, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v.12, n.34, p.152-180, 2007.

Saviani, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2013. (Coleção Memória e Educação).

Silva, T.T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

Silva, T.T. Os novos mapas culturais e o lugar do currículo numa paisagem pós-moderna. Revista Educação, Sociedade e Culturas, n.3, p.125-142, 1995.

Soares, C.L. Educação Física: raízes europeias e Brasil. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2012. (Coleção Educação Contemporânea).

Sousa Santos, B. Dilemas do nosso tempo: globalização, multiculturalismo e conhecimento. Revista Currículo Sem Fronteiras, v.3, n.2, p.5-23, 2003.

Sousa, R.V. Campesinato na Amazônia: da subordinação à luta pelo poder. Belém: NAEA, 2002.

Stoer, S.R.; Cortesão, L. Levantando a pedra: da pedagogia inter/multicultural às políticas educativas numa época de transnacionalização. Porto: Afrontamento, 1999.

Torres, N.M. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. In: Gómez, S.C.; Grosfoguel, R. (Org.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, p.127-167, 2007.

Zotti, S.A. O currículo no Brasil colônia: proposta de uma educação para a elite. Revista Práxis Educacional, v.2, n.2, p.115-140, 2006.

Downloads

Publicado

2019-06-26

Como Citar

Santos, M. A. R., Bentes, L. M. N., & Barbosa, S. F. (2019). Currículo, Educação Física e multiculturalismo: análise de um currículo ribeirinho colonizado | Curriculum, Physical Education, and multiculturalism: An analysis of a colonized riverine curriculum. Revista De Educação PUC-Campinas, 24(2), 300–317. https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n2a4301