Currículo, Educação Física e multiculturalismo: análise de um currículo ribeirinho colonizado | Curriculum, Physical Education, and multiculturalism: An analysis of a colonized riverine curriculum

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n2a4301

Keywords:

Cultura Ribeirinha. Currículo. Educação Física escolar. Multiculturalismo.

Abstract

O contexto de uma sociedade multicultural faz com que a escola abrigue um intenso cruzamento de culturas. No entanto, historicamente, esse cruzamento tem acontecido dentro de relações assimétricas de poder, nas quais os conhecimentos das culturas dominantes tendem a prevalecer sobre os conhecimentos da cultura popular, aflorando a necessidade de questionamentos em torno deste cenário. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a Matriz Curricular para o Ensino Fundamental – anos finais (6° ao 9° ano) do componente Educação Física, do município de Cametá (Pará), proposta em 2017, pela Secretaria Municipal de Educação. A partir da análise do documento se buscam elementos que o caracterizam como um currículo colonizado, trazendo para a discussão e reflexão os princípios norteadores de um currículo multicultural, que valorize o patrimônio cultural corporal ribeirinho. A pesquisa é do tipo documental e está ancorada em uma abordagem qualitativa. Os resultados apontam a necessidade de construção coletiva e conflituosa de um currículo ribeirinho, que considere os saberes de um povo que tem sua produção cultural tecida no convívio com os rios e a floresta.

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Author Biographies

Marcio Antonio Raiol Santos, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará, Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica, Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica, Escola de Aplicação. Av. Perimetral, 1000, Terra Firme, 66095-780, Belém, PA, Brasil.

Lívia Maria Neves Bentes, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará, Escola de Aplicação, Coordenação do Ensino Fundamental I. Belém, PA, Brasil.

Suellen Ferreira Barbosa, Prefeitura Municipal de Cametá

Prefeitura Municipal de Cametá, Secretaria Municipal de Educação, Escola Municipal de Ensino Fundamental Magalhães Barata. Cametá, PA, Brasil.

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Published

2019-06-26

How to Cite

Santos, M. A. R., Bentes, L. M. N., & Barbosa, S. F. (2019). Currículo, Educação Física e multiculturalismo: análise de um currículo ribeirinho colonizado | Curriculum, Physical Education, and multiculturalism: An analysis of a colonized riverine curriculum. Revista De Educação PUC-Campinas, 24(2), 300–317. https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n2a4301