Conferência nacional de educação 2010 e a construção do plano nacional de educação 2011-2021

sinal de consolidação da democratização da educação brasileira?

Autores

  • Doralice Aparecida Paranzini Gorni Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n1a41

Palavras-chave:

Conferência Nacional de Educação, Democratização da educação brasileira, Plano Nacional de Educação, Políticas Educacionais

Resumo

O presente texto apresenta uma reflexão sobre em que medida a realização da Conferência Nacional de Educação 2010, com vistas à elaboração do Plano Nacional de Educação 2011/2020. Consiste em um sinal do aprimoramento do processo de democratização da sociedade brasileira e, em decorrência da sua educação, constitui um ensaio subsidiado no estudo e análise das políticas educacionais brasileiras, a partir do século passado, e de seus impactos sobre distintos cotidianos escolares. Para tanto, analisa brevemente alguns elementos presentes no seu desenvolvimento, no período em questão, com vistas a evidenciar que a educação brasileira encontra-se em um estágio em que se torna imprescindível a constituição do Sistema Nacional de Educação. A posição assumida pelo governo federal de coordenar o movimento nacional em prol da construção do novo Plano Nacional de Educação evidencia o reconhecimento deste fato. No entanto, permanece o desafio de garantia das condições necessárias para que este seja materializado nos distintos contextos escolares. Neste sentido, o documento final da Conferência Nacional de Educação 2010 renova as expectativas de que, na próxima década, a democratização da educação brasileira possa se consolidar como fato e não apenas como direito.

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Biografia do Autor

Doralice Aparecida Paranzini Gorni, Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina, Programa de Mestrado em Educação. R. Celso Garcia Cid, PR 445, km 380, Campus Universitário, 86051-1990, Londrina, PR, Brasil. E-mail: <doragorni@uel.br>.

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Publicado

2012-04-17

Como Citar

Gorni, D. A. P. (2012). Conferência nacional de educação 2010 e a construção do plano nacional de educação 2011-2021: sinal de consolidação da democratização da educação brasileira?. Revista De Educação PUC-Campinas, 16(1), 31–37. https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n1a41

Edição

Seção

Seção Temática: O Plano Nacional de Educação