Conferência nacional de educação 2010 e a construção do plano nacional de educação 2011-2021

sinal de consolidação da democratização da educação brasileira?

Autores/as

  • Doralice Aparecida Paranzini Gorni Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n1a41

Palabras clave:

Conferência Nacional de Educação, Democratização da educação brasileira, Plano Nacional de Educação, Políticas Educacionais

Resumen

O presente texto apresenta uma reflexão sobre em que medida a realização da Conferência Nacional de Educação 2010, com vistas à elaboração do Plano Nacional de Educação 2011/2020. Consiste em um sinal do aprimoramento do processo de democratização da sociedade brasileira e, em decorrência da sua educação, constitui um ensaio subsidiado no estudo e análise das políticas educacionais brasileiras, a partir do século passado, e de seus impactos sobre distintos cotidianos escolares. Para tanto, analisa brevemente alguns elementos presentes no seu desenvolvimento, no período em questão, com vistas a evidenciar que a educação brasileira encontra-se em um estágio em que se torna imprescindível a constituição do Sistema Nacional de Educação. A posição assumida pelo governo federal de coordenar o movimento nacional em prol da construção do novo Plano Nacional de Educação evidencia o reconhecimento deste fato. No entanto, permanece o desafio de garantia das condições necessárias para que este seja materializado nos distintos contextos escolares. Neste sentido, o documento final da Conferência Nacional de Educação 2010 renova as expectativas de que, na próxima década, a democratização da educação brasileira possa se consolidar como fato e não apenas como direito.

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Biografía del autor/a

Doralice Aparecida Paranzini Gorni, Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina, Programa de Mestrado em Educação. R. Celso Garcia Cid, PR 445, km 380, Campus Universitário, 86051-1990, Londrina, PR, Brasil. E-mail: <doragorni@uel.br>.

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Publicado

2012-04-17

Cómo citar

Gorni, D. A. P. (2012). Conferência nacional de educação 2010 e a construção do plano nacional de educação 2011-2021: sinal de consolidação da democratização da educação brasileira?. Revista De Educação PUC-Campinas, 16(1), 31–37. https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n1a41

Número

Sección

Seção Temática: O Plano Nacional de Educação