A qualidade de aprendizagem nos cursos da área de ciências exatas e engenharias

Autores

  • João Baptista de Almeida Júnior

Palavras-chave:

Ensino Superior, Qualidade de Aprendizagem, Aprender a aprender

Resumo

Este artigo analisa a questão da qualidade de aprendizagem no ensino superior, considerando que a relação de integração entre as duas esferas – de ensino e de aprendizagem - não é garantia de reciprocidade qualitativa. Segue o esquema: 1. Concepção de qualidade de aprendizagem no trabalho universitário; 2. A questão da qualidade de aprendizagem na ótica de 30 alunos das Áreas de Exatas e Engenharias, a partir de uma pesquisa de campo na PUC-Campinas; 3. A questão da qualidade de aprendizagem na ótica dos docentes, resultante de entrevistas “on line” com 15 professores das referidas Áreas, considerados notáveis por suas contribuições ao ensino superior; 4. Síntese dos fatores referenciais para se desenvolver a qualidade de aprendizagem no ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUSUBEL, David P. Psicologia educativa : un punto de vista cognoscitivo . México: Editorial Trillas, 1976.

BRANDALISE, Mary Angela. A questão da qualidade da e na educação. In . Revista Olhar do Professor, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, nº 3, p. 51-67, nov. 2000.

DEMO, Pedro. Educação e qualidade. Campinas, SP: Papirus, 1995.

. Conhecimento Moderno-. sobre ética e intervenção do conhecimento. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido . 5. ed. , Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

GENTILI, Pablo & SILVA, Tomaz Tadeu (Orgs.). Neoliberalismo, qualidade total e educação revisões críticas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

Referências Bibliográficas MIRANDA, Marília Gouvea de. Novo paradigma de conhecimento e políticas educacionais na América Latina. In: Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas, nº 100, p. 37-48, mar 1997.

Downloads

Publicado

2002-06-30

Como Citar

Almeida Júnior, J. B. de. (2002). A qualidade de aprendizagem nos cursos da área de ciências exatas e engenharias. Revista De Educação PUC-Campinas, (12). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/326

Edição

Seção

Artigos