Educação e diversidade na agenda educacional: da Conferência Nacional de Educação de 2010 a 2014, o que mudou?

Autores

  • Marcos Vinicius Francisco Universidade do Oeste Paulista
  • Silvio Cesar Nunes Militão Universidade Estadual Paulista
  • Andréia Nunes Militão Universidade Estadual Paulista
  • Fabio Perboni Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2688

Palavras-chave:

CONAE, Diversidade, Movimentos sociais, Políticas públicas educacionais

Resumo

A percepção em torno do aumento da visibilidade dos movimentos sociais de afirmação da diversidade é relativamente recente em nossa história. Contudo, a defesa do direito a igualdade e da afirmação das diferenças se consolida a partir da segunda metade do século XX. Partindo de uma pesquisa bibliográfica e documental, o artigo analisa essa temática no campo educacional, tendo como objeto a concepção de diversidade presente no Eixo II do Documento-Referência da Conferência Nacional de Educação 2014. Para tanto, discorre sobre a temática e os conceitos subjacentes ao seu entendimento e compara as mudanças em relação ao documento subscrito e o Documento Final da Conferência Nacional de Educação 2010. Assim, fica evidente a emergência de alguns segmentos sociais não contemplados no documento anterior, além da necessidade em se modificar as incipientes políticas públicas destinadas à interlocução entre diversidade e educação, no intento de que possam se efetivar como verdadeiras políticas de Estado.

Palavra-Chave: CONAE. Diversidade. Movimentos sociais. Políticas públicas educacionais.

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Biografia do Autor

Marcos Vinicius Francisco, Universidade do Oeste Paulista

Professor Doutor, Universidade do Oeste Paulista, Programa de Pós-Graduação em Educação. Rod. Raposo Tavares, Limoeiro, 19060-900, Presidente Prudente, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: M.V. FRANCISCO. E-mail: <marcos_educa01@yahoo.com.br>.

Silvio Cesar Nunes Militão, Universidade Estadual Paulista

Professor Doutor, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciência e Tecnologia, Departamento de Educação. Presidente Prudente, SP, Brasil.

Andréia Nunes Militão, Universidade Estadual Paulista

Doutorandos, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciência e Tecnologia, Departamento de Educação. Presidente Prudente, SP, Brasil.

Fabio Perboni, Universidade Estadual Paulista

Doutorandos, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciência e Tecnologia, Departamento de Educação. Presidente Prudente, SP, Brasil.

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Publicado

2014-12-19

Como Citar

Francisco, M. V., Militão, S. C. N., Militão, A. N., & Perboni, F. (2014). Educação e diversidade na agenda educacional: da Conferência Nacional de Educação de 2010 a 2014, o que mudou?. Revista De Educação PUC-Campinas, 19(2), 145–154. https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2688

Edição

Seção

Seção Temática: Políticas Públicas e Gestão da Educação