O papel da coordenação na formação continuada na Escola de Leitores

Autores

  • Vânia Finholdt Ângelo Leite Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n1a2614

Palavras-chave:

Alfabetização, Coordenação pedagógica, Formação continuada

Resumo

O artigo analisa o papel exercido pela coordenadora pedagógica na Escola de Leitores, escola de ensino fundamental na cidade do Rio de Janeiro, tendo a seguinte questão: como a coordenadora concilia a demanda da Secretaria Municipal de Educação com a proposta de formação continuada da escola? Baseia-se nas contribuições de Rui Canário, Maurice Tardif, Stephen Ball e colaboradores, para analisar os dados coletados na observação de treze reuniões e na leitura das Orientações Curriculares, dos Cadernos de Apoio Pedagógico e dos Projetos de Leitura. A pesquisa evidenciou que a coordenadora concilia a proposta da Secretaria, no que se refere ao cumprimento dos conteúdos de cada ano escolar, ao mesmo tempo que incentiva a formação leitora e orienta os professores para que acompanhem o nível do aluno por meio da avaliação formativa. Além disso, o fato de a escola ter um projeto de leitura e escrita bem definidos proporcionou que a coordenadora desenvolvesse um projeto de formação continuada, em parceria com outros educadores, contemplando as experiências e as necessidades do grupo.

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Biografia do Autor

Vânia Finholdt Ângelo Leite, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Doutora, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores. R. Francisco Portela, 1470, São Gonçalo, 24435-000, RJ, Brasil. E-mail: <vfaleite@uol.com.br>.

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Publicado

2014-04-19

Como Citar

Leite, V. F. Ângelo. (2014). O papel da coordenação na formação continuada na Escola de Leitores. Revista De Educação PUC-Campinas, 19(1), 47–55. https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n1a2614

Edição

Seção

Artigos