O ensino de história e seu currículo – teoria e método

Autores

  • João Batista da Silveira
  • Maria Eugênia Castanho

Resumo

O livro dos pesquisadores Geraldo Balduíno Horn e Geyco Dongley Germanari da área de Ensino de História da Universidade Federal do Paraná, parte de uma análise das mudanças ocorridas na política educacional na década de 80, especificamente em relação ao currículo de História, para propor uma possibilidade de renovação da concepção de currículo e metodologia do ensino da disciplina. A temática principal dos autores pauta-se no "trabalho como princípio organizador da teoria curricular de História". O estudo inspira-se em Gramsci, que realça a necessidade deformar "um novo intelectual moderno, diretamente produtivo, capaz de atuar com eficiência prática e política" e entender as novas teorias e práticas de uma pedagogia crítica. Os autores dizem que o trabalho deve ser a principal categoria do estudo de História, partindo da concepção marxista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-11-30

Como Citar

Silveira, J. B. da, & Castanho, M. E. (2006). O ensino de história e seu currículo – teoria e método. Revista De Educação PUC-Campinas, (21). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/214

Edição

Seção

Resenha Critica de Livros