O ensino de história e seu currículo – teoria e método

Autores/as

  • João Batista da Silveira
  • Maria Eugênia Castanho

Resumen

O livro dos pesquisadores Geraldo Balduíno Horn e Geyco Dongley Germanari da área de Ensino de História da Universidade Federal do Paraná, parte de uma análise das mudanças ocorridas na política educacional na década de 80, especificamente em relação ao currículo de História, para propor uma possibilidade de renovação da concepção de currículo e metodologia do ensino da disciplina. A temática principal dos autores pauta-se no "trabalho como princípio organizador da teoria curricular de História". O estudo inspira-se em Gramsci, que realça a necessidade deformar "um novo intelectual moderno, diretamente produtivo, capaz de atuar com eficiência prática e política" e entender as novas teorias e práticas de uma pedagogia crítica. Os autores dizem que o trabalho deve ser a principal categoria do estudo de História, partindo da concepção marxista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2006-11-30

Cómo citar

Silveira, J. B. da, & Castanho, M. E. (2006). O ensino de história e seu currículo – teoria e método. Revista De Educação PUC-Campinas, (21). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/214

Número

Sección

Resenha Critica de Livros