Mestranda, eu?

Autores

  • Ana Maria Campos
  • Diléia Aparecida Martins
  • Juliana Mantelatto
  • Luciana Teston Sivalle
  • Wânia Cristina Tedeschi Rampazzo

Palavras-chave:

Formação do Educador-Pesquisador, Construção do Conhecimento, Escrita Autobiográfica

Resumo

O texto tem como objetivo abordar a formação do educador e da educadora como um processo que se vivencia ao longo da vida, mas que, a partir do Mestrado em Educação, se abre a novas descobertas, desafios e assombros, porque insere essas pessoas em um contexto de pesquisa socialmente reconhecido como espaço de produção do conhecimento científico. Questionar os procedimentos de produção do conhecimento e o seu papel na sociedade é também dever desse educador, dessa educadora que se encontram no estágio de autoconstrução como pesquisadores. Defende a idéia de que o contexto acadêmico é potente para a incursão em novas experiências formativas por proporcionar o convívio entre sujeitos portadores de diferentes opções teóricas e políticas, favorecendo a pluralidade no debate das idéias e das ações. A construção biográfica demanda um longo percurso em um mundo em constantes transformações, exigindo dos educadores e educadoras uma constante e permanente postura reflexiva sobre a sua prática no contexto educacional em que estão inseridos. Essa escrita biográfica tem a intenção de compartilhar com outros pesquisadores e pesquisadoras os impasses vividos no princípio dessa jornada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Nilda. A experiência da diversidade no cotidiano e suas conseqüências na formação de professoras. In.: FILHO, Aldo V e

MONTEIRO, Solange C. F. (orgs.) Cultura e conhecimento de professoras. RJ: DP&A, 2002.

ARROYO, Miguel. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

BOHM, David. A totalidade e a ordem implicada: uma nova percepção da realidade. SP: Cultrix, 1991.

DOLL JR, William E. Currículo: uma perspectiva pós-moderna. Porto Alegre: Artes Médicas. FREIRE, Paulo. A alfabetização de adultos: é ela um que fazer neutro? Educação & Sociedade, SP: UNICAMP / Cortez & Moraes, ano I, n. 1, p. 64-70, set.1978.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 6.ed. SP: Cortez, 2005.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. SP: Cortez, 1982.

FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. SP: Olho d’Água, 2006.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. RJ: Paz e Terra, 1976.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. SP: Paz e Terra, 1996. (p. 29 – epígrafe).

MORAES, Maria C. O paradigma educacional emergente. Campinas, SP: Papirus, 1997. LÖWY, Michael. Ideologias e ciência social: elementos para uma análise marxista. 17. ed. SP: Cortez, 2006.

SEVERINO, Antônio J. Quem educa o educador? Educação & Sociedade, SP: Cortez & Moraes / CEDES, ano I, n. 3, p. 133-136, maio 1979.

TRAGTENBERG, Maurício. A delinqüência acadêmica. Educação & Sociedade, SP: Cortez & Moraes / CEDES, ano I, n. 3, p. 76 – 82, maio 1979.

VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente; trad. José Cipolla Neto. - São Paulo: Martins Fontes, 199.

Downloads

Publicado

2007-11-30

Como Citar

Campos, A. M., Martins, D. A., Mantelatto, J., Sivalle, L. T., & Rampazzo, W. C. T. (2007). Mestranda, eu?. Revista De Educação PUC-Campinas, (23). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/177

Edição

Seção

Ponto de Vista