O ensino de filosofia: caracterização, organização e dificuldades no ensino-aprendizagem

Autores

  • Anderson Magno da Silva Pimentel
  • Dawson de Barros Monteiro

Palavras-chave:

Aprendizado, Dificuldades, Filosofia

Resumo

O ensino de filosofia é uma atividade que exige criatividade e conteúdo, o docente precisa conhecer a especificidade da filosofia e, antes de tudo, fazer a experiência de uma postura criteriosamente filosófica, postura essa que examina o dito, o pensado; pensando nas razões pelas quais as afirmações figuram na sala de aula. Esse espaço pedagógico, a sala de aula, é um laboratório de aprendizado. Dificuldades não estão fora de tal contexto, pois toda atividade que necessariamente exige conceituação traz as dificuldades próprias de tal atitude. Contemplando a realidade da volta da filosofia ao ensino médio, a pergunta, em tempos de educação ligada à aprovação no vestibular, persiste e aparece na escola: “O que é a filosofia?”. Talresposta é sim um problema filosófico.

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Publicado

2009-06-30

Como Citar

Pimentel, A. M. da S., & Monteiro, D. de B. (2009). O ensino de filosofia: caracterização, organização e dificuldades no ensino-aprendizagem. Revista De Educação PUC-Campinas, (26). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/133

Edição

Seção

Ponto de Vista