Educação de infância em Portugal

perspectiva histórica

Autores/as

  • Maria Lurdes Cró Instituto Politécnico de Coimbra
  • Ana Mafalda Pinho Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n2a998

Palabras clave:

Creche., Educação infantil, História da educação, Infância, Jardim de infância

Resumen

Partindo da análise legislativa elaborada para a Educação de Infância e de alguns estudos já elaborados nesta área, apresenta-se uma abordagem histórica desta etapa educativa, nomeadamente no âmbito da educação de crianças dos 0 aos 3 anos e também da educação pré-escolar, destinada a crianças a partir dos 3 anos até o ingresso no primeiro ciclo do Ensino Básico. Ao longo do artigo são destacados os períodos histórico-políticos mais relevantes que tiveram influência direta no panorama atual da Educação de Infância em Portugal e a importância que a Educação de Infância assumiu ao longo dos marcos legislativos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Lurdes Cró, Instituto Politécnico de Coimbra

Professora Doutora, Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação. Pr. Heróis do Ultramar, Solum, 3030-329, Coimbra, Portugal. Correspondência para/Correspondence to: M.L. CRÓ. E-mail: <mlurdescro@gmail.com>.

Ana Mafalda Pinho, Universidade de Coimbra

Doutoranda, Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Curso de Psicologia do Desenvolvimento. Coimbra, Portugal.

Citas

Afonso, N. Políticas públicas da educação das crianças dos 0 aos 12 anos: a educação das crianças dos 0 aos 12 anos. Lisboa: CNE, 2009.

Ariès, P. O tempo da história. Lisboa: Relógio D’ Água, 1992. Bairrão, J.; Tietze, W. A educação pré-escolar na União Europeia. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1995.

Barros, S. Qualidade em contexto de creche: ideias e práticas. 2008. Tese (Doutorado) - Faculdade de Psicologia e de Ciências, Universidade do Porto, Porto, 2008.

Brazelton, T. O grande livro da criança: o desenvolvimento emocional e do comportamento durante os primeiros anos. Lisboa: Editorial Presença, 2004.

Bruner, J. O processo da educação. Lisboa: Edições 70, 1998. Cabanas, J. Teoria da educação: concepção antinómica da educação. Lisboa: ASA, 2002.

Cardona, M.J. Para a história da educação em Portugal: o discurso oficial (1834-1990). Porto: Porto Editora, 1997.

Cardona, M.J. Contributos para a história do grupo de profissionais de educação de infância em Portugal. Revista Interacções, v.4, n.9, p.4-31, 2008.

Carvalho, R. História do ensino em Portugal: desde a fundação da nacionalidade até ao fim do regime de Salazar-Caetano. Lisboa: FCG, 2001.

Coelho, C.M.; Ferreira, A.B. Um modelo passado, modelo de futuro para a educação básica em Portugal. In: Congresso Luso-Brasileiro da História da Educação, 7., 2008, Porto. Anais... Porto: Universidade do Porto, 2008. p.1-9. Disponível em: <http://ria.ua.pt>. Acesso em: 15 mar. 2012.

Cró, M.L. Tarefas a integrar num plano de actividades para a educação pré-escolar: a sua estruturação e execução. Aveiro: UA, 1990.

Cró, M.L. Actividades na educação pré-escolar e activação do desenvolvimento psicológico. Lisboa: ESEJD, 1994.

Cró, M.L. Actividades na educação pré-escolar e activação do desenvolvimento psicológico. Lisboa: ESEJD, 2006.

Deusdado, F. Educadores portugueses. Porto: Lello & Irmão, 1995.

Duarte, M. À descoberta da escola nova de Faria de Vasconcelos. 2010. Tese (Mestrado) - Universidade de Aveiro, Aveiro, 2010.

Figueira, M. Um roteiro da educação nova em Portugal: escolas novas e práticas pedagógicas inovadoras (1882-1935). Lisboa: Livros Horizonte, 2004.

Freud, S. Introduction à la psychanalyse. Paris: Payot, 1976.

Góis, S.; Portugal, G. A avaliação da qualidade num contexto de educação de infância: ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias. Aveiro: UA, 2009.

Gomes, J. Para a história da educação em Portugal. Porto: Porto Editora, 1986.

Gomes-Pedro, J. Para um sentido de coerência na criança. Mem-Martins: Europa América, 2005.

Instituto da Segurança Social. Acção social: programa de cooperação para o desenvolvimento da qualidade e segurança das respostas sociais. 2012. Disponível em: <http://www2.seg-social.pt/left.asp?03.06.21>. Acesso em: 15 mar. 2012.

Lopes da Silva, I. Orientações curriculares para a educação pré-escolar. Lisboa: Ministério da Educação, 1997.

Magalhães, J. Para uma história da educação de infância em Portugal. Saber (e) Educar, n.2, 1997. Disponível em:<http://repositorio.esepf.pt/handle/10000/190>. Acesso em: 15 mar. 2012.

Piaget, J.; Inhelder, B. A psicologia da criança do nascimento à adolescência. Lisboa: Moraes Editores, 1979.

Portugal. Decreto Regulamentar nº 69, de 16 de julho de 1983. Regulamenta o regime de licenciamento e funcionamento dos estabelecimentos com fins lucrativos que prossigam actividades de apoio social a crianças, jovens, deficientes e idosos estabelecido pelo decreto-lei

nº 350/81, de 23 de dezembro. Diário da República, 16 jul. 1983. p.2610-2612.

Portugal. Despacho Normativo nº 131, de 25 de julho de 1984. Aprova as normas que regulam as condições de instalação e funcionamento dos infantários e jardins-de-infância com fins lucrativos. Diário da República, 25 jul. 1984. n.171, p.2274-2276.

Portugal. Lei nº 46, de 14 de outubro de 1986. Lei de bases do sistema educativo. Diário da República, 14 out. 1986. p.3067-3081.

Portugal. Decreto Lei nº 30, de 24 de janeiro de 1989. Disciplina o licenciamento, funcionamento e fiscalização dos estabelecimentos de apoio social com fins lucrativos Diário da República, 24 jan. 1989a. p.312-317.

Portugal. Despacho Normativo nº 99, de 27 de outubro de 1989. Normas reguladoras das condições de instalação e funcionamento das creches com fins lucrativos. Diário da República, 27 out. 1989b. p.4789-4792.

Portugal. Lei nº 5, de 10 de fevereiro 1997. Lei quadro da educação pré-escolar. Diário da República, 10 fev. 1997. p.670-673.

Portugal. Ministério da Educação. A educação pré-escolar e os cuidados para a infância em Portugal: relatório preparatório. Lisboa: ME, 2000.

Portugal. Conselho Nacional de Educação. Estado da educação 2011: a qualificação dos portugueses. Lisboa: CNE, 2011a.

Portugal. Ministério da Educação. Gabinete de Estatística e Planejamento da Educação. Educação em números:Portugal 2011. Lisboa: GEPE, 2011b. Disponível em: <http://www.gepe.min-edu.pt/np4/643.html>. Acesso em: 15 mar. 2012.

Portugal. Conselho Nacional de Educação. Recomendação nº 3, de 21 de abril de 2011. A educação dos 0 aos 3 anos. Diário da República, 21 abr. 2011c. p.18026.

Portugal. Portaria nº 262, de 31 de agosto de 2011. Diário da República, 31 ago. 2011d. p.4338-4343.

Reizinho, E. Introdução à pedagogia: teoria e prática. Mem-Martins: Europa-América, 1981. Rocha, M.; Couceiro, M.; Madeira, M. Creche: condições de implementação, localização, instalação e funcionamento. Lisboa: Direcção-Geral da Acção Social, 1996.

Sarmento, M. Os olhares da sociedade portuguesa sobre a criança: a educação das crianças dos 0 aos 12 anos. Lisboa: CNE, 2009.

Silva, A. Textos pedagógicos I. Lisboa: Âncora, 2000.

Spodek, B.; Brown, P. Alternativas curriculares em educação de infância: uma perspectiva histórica. Lisboa: FCG, 2002 Tietze, W. A educação pré-escolar: uma perspectiva europeia. Lisboa: FCG, 1993.

Vasconcelos, T.; Assis, A. Documentos curriculares para a educação de infância: um olhar sobre o passado, questões para o futuro. Porto: Porto Editora, 2008.

Vilarinho, M. As crianças e os caminhos e desafios das políticas educativas para a infância em Portugal: crianças e miúdos. Porto: ASA, 2004

Vygotsky, L.S. Pensamento e linguagem. Lisboa: Climepsi Editores, 2007.

Publicado

2012-11-01

Cómo citar

Cró, M. L., & Pinho, A. M. (2012). Educação de infância em Portugal: perspectiva histórica. Revista De Educação PUC-Campinas, 17(2), 205–215. https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n2a998

Número

Sección

Seção Temática: Educação Infantil: história, políticas e perspectivas