Educação de infância em Portugal

perspectiva histórica

Autores

  • Maria Lurdes Cró Instituto Politécnico de Coimbra
  • Ana Mafalda Pinho Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n2a998

Palavras-chave:

Creche., Educação infantil, História da educação, Infância, Jardim de infância

Resumo

Partindo da análise legislativa elaborada para a Educação de Infância e de alguns estudos já elaborados nesta área, apresenta-se uma abordagem histórica desta etapa educativa, nomeadamente no âmbito da educação de crianças dos 0 aos 3 anos e também da educação pré-escolar, destinada a crianças a partir dos 3 anos até o ingresso no primeiro ciclo do Ensino Básico. Ao longo do artigo são destacados os períodos histórico-políticos mais relevantes que tiveram influência direta no panorama atual da Educação de Infância em Portugal e a importância que a Educação de Infância assumiu ao longo dos marcos legislativos.

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Biografia do Autor

Maria Lurdes Cró, Instituto Politécnico de Coimbra

Professora Doutora, Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação. Pr. Heróis do Ultramar, Solum, 3030-329, Coimbra, Portugal. Correspondência para/Correspondence to: M.L. CRÓ. E-mail: <mlurdescro@gmail.com>.

Ana Mafalda Pinho, Universidade de Coimbra

Doutoranda, Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Curso de Psicologia do Desenvolvimento. Coimbra, Portugal.

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Publicado

2012-11-01

Como Citar

Cró, M. L., & Pinho, A. M. (2012). Educação de infância em Portugal: perspectiva histórica. Revista De Educação PUC-Campinas, 17(2), 205–215. https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n2a998

Edição

Seção

Seção Temática: Educação Infantil: história, políticas e perspectivas