Educação física na educação infantil

estratégias para promover a aprendizagem autorregulada

Autores/as

  • Luciana Toaldo Gentilini Avila Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Caruccio
  • Lourdes Maria Bragagnolo Frison Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n2a996

Palabras clave:

Aprendizagem, Educação física, Educação infantil, Estratégias de aprendizagem

Resumen

As mudanças acompanhadas no século XXI exigem, no campo da educação, que os alunos saiam da escola possuidores de múltiplos saberes e autônomos nas suas aprendizagens. Para isso a escola precisa ensinar aos alunos, além dos conteúdos das disciplinas, estratégias de como autorregular as suas aprendizagens ao longo da vida. Desta forma, o objetivo dessa pesquisa foi analisar se uma intervenção proposta na disciplina de Educação Física oferecida às crianças da Educação Infantil poderia ajudar na promoção da autorregulação da aprendizagem. A pesquisa se caracterizou como um estudo de caso de uma intervenção realizada por uma professora de Educação Física a uma turma de Educação Infantil. Na intervenção, a professora trabalhou os conteúdos específicos da disciplina e promoveu o ensino de estratégias de aprendizagem. Após análise dos dados coletados, pode-se observar que a intervenção contribuiu para a autorregulação das aprendizagens dos alunos envolvidos.

 

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Biografía del autor/a

Luciana Toaldo Gentilini Avila, Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Caruccio

Professora, Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Caruccio. Pelotas, RS, Brasil.

Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Universidade Federal de Pelotas

Professora Doutora, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. R. Alberto Rosa, 154, 96101-770, Pelotas, RS, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: L.M.B. FRISON. E-mail: <lfrison@terra.com.br>.

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Publicado

2012-11-01

Cómo citar

Avila, L. T. G., & Frison, L. M. B. (2012). Educação física na educação infantil: estratégias para promover a aprendizagem autorregulada. Revista De Educação PUC-Campinas, 17(2), 181–189. https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n2a996

Número

Sección

Seção Temática: Educação Infantil: história, políticas e perspectivas