A formação do sujeito pesquisador educacional

contribuições da hermenêutica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e9929

Palabras clave:

Hermenêutica, Pesquisa bibliográfica, Pesquisa da educação

Resumen

O ensaio discute a problemática concernente à formação do sujeito pesquisador diante da exigência de adequabilidade conceitual da pesquisa bibliográfica a partir das contribuições da hermenêutica. Apresenta alguns princípios hermenêuticos que podem servir de referência à formação do sujeito pesquisador no que se refere à interpretação textual e conceitual na pesquisa educacional. Conclui que a pesquisa educacional encontra, na postura hermenêutica, ferramentas conceituais indispensáveis para tomar de maneira mais adequada possível a vulnerabilidade da condição da educabilidade humana.

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Publicado

2024-10-02

Cómo citar

Dalbosco, C. A., Marschin, R., & Piccolo Viero Devechi, C. (2024). A formação do sujeito pesquisador educacional: contribuições da hermenêutica. Revista De Educação PUC-Campinas, 29. https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e9929

Número

Sección

Original