A formação do sujeito pesquisador educacional
contribuições da hermenêutica
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e9929Palabras clave:
Hermenêutica, Pesquisa bibliográfica, Pesquisa da educaçãoResumen
O ensaio discute a problemática concernente à formação do sujeito pesquisador diante da exigência de adequabilidade conceitual da pesquisa bibliográfica a partir das contribuições da hermenêutica. Apresenta alguns princípios hermenêuticos que podem servir de referência à formação do sujeito pesquisador no que se refere à interpretação textual e conceitual na pesquisa educacional. Conclui que a pesquisa educacional encontra, na postura hermenêutica, ferramentas conceituais indispensáveis para tomar de maneira mais adequada possível a vulnerabilidade da condição da educabilidade humana.
Descargas
Citas
Aristóteles. Die Nikomachische Ethik. München: DTV, 1998.
Bloom, H. Abaixo as verdades sagradas. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
Büttemeyer, W.; Möller, B. Der Positivismusstreit in der deutschen Erziehungswissenschaft. München: Wilhelm Fink Verlag, 1979.
Dewey, J. Democracia e Educação. Tradução: Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. Setubal: Plátano Editora, 2003.
Foucault, M. A Hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
Gadamer, H. G. Verdade e Método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Vozes, 2007.
Gadamer, H. G. O caráter oculto da saúde. Tradução: Antônio Luz da Costa. Petrópolis: Vozes, 2006.
Gadamer, H. G. Gesammelte Werke 1: Hermeneutik I. Tübingen: UTB, 1999a.