Os autores clássicos e sua influência na construção do conceito moderno de infância

Autores/as

  • Alessandra Elizabeth Ferreira Gonçalves Prado

Palabras clave:

Autores clássicos, Reflexão filosófica, Infância

Resumen

Este artigo pretende evidenciar a importância do delineamento conceitual na formação do professor de educação infantil. Busca analisar as relações entre o saber deste professor e sua pesquisa, demonstrando a necessidade da reflexão filosófica nesse contexto. Assim, enfatiza a importância de conhecer os autores clássicos que influenciaram a construção do conceito de infância até chegar a Philippe Áries, considerado um clássico moderno no estudo histórico e social da infância.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AGOSTINHO, Santo. De magistro. Disponível em:<http://www.dominiopublico.com.br>.Aces­ so em: abr. 2009.

ARIÊS, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Martin Claret, 2007.

AZEVEDO, H.H.O. Formação inicial de profissio­ nais de educação infantil:desmistificando a sepa­ ração cuidar educar. Tese (Doutorado)- Universi­ dade Estadual de Piracicaba, Piracicaba, 2005.

BACON, F. Novum Organum. Disponível em:< http://br.egroups.com1group/acropolis>. Aces­ so em: mar. 2009.

DESCARTES, R. Discurso do método. São Paulo: ícone, 2006. (Coleção Fundamentos do Direito).

GHIRALDELLI Jr, P. Os nomes de infância. Porto Alegre: UFRGS, 2000.

HESSEN, J. Teoria do conhecimento. 7. ed. Coimbra: Armênio Amado, 1987. p.29-68.

HEYWOOD, C. Uma história da infância: da Idade Média à época contemporânea no Ociden­ te. Porto Alegre: Artmed, 2004.

KOHAN, O.W. Infância e educação em Platão. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 1, p.11-26, 2003.

KUHLMANN Jr.,M. lnfânciaeeducaçãoinfantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre:Media­ ção, 1998.

PLATÃO. A República. São Paulo: Martin Claret,2001.

PLATÃO. O Banquete. Disponível em: . Acesso em: mar. 2009.

ROUSSEAU, J.J. Emiliooudaeducação. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Publicado

2009-12-31

Cómo citar

Prado, A. E. F. G. (2009). Os autores clássicos e sua influência na construção do conceito moderno de infância. Revista De Educação PUC-Campinas, (27). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/84

Número

Sección

Artículos