O início da escolarização primária no final do século xix em dois núcleos coloniais italianos

Autores/as

  • Eliane Mimesse
  • Elaine Cátia Falcade Maschio

Palabras clave:

Escolarização primária, Imigrantes, Núcleos coloniais

Resumen

Este artigo aborda a maneira como ocorreu o processo de escolarização primária nas colônias italianas de Alfredo Chaves no Paraná e de São Caetano em São Paulo no final do século XIX e início do século XX; analisa as iniciativas de abertura das primeiras escolas, identifica seus professores, alunos, condições de funcionamento e conflitos, e questiona o interesse desses imigrantes pelo ensino institucionalizado. Embora os dois núcleos coloniais tenham passado pelo crivo de uma política provincial diferenciada, alguns aspectos da colonização, organização e formação econômica, social e cultural apresentaram similaridades. As fontes utilizadas neste estudo compõem-se dos mais variados documentos encontrados nos acervos dos arquivos públicos dos citados Estados. Conclui-se que esse processo representou aspectos que explicam a motivação pelo ensino institucionalizado: a escola foi um elemento fundamental na integração dos imigrantes na sociedade.

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Citas

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Publicado

2009-12-31

Cómo citar

Mimesse, E., & Maschio, E. C. F. (2009). O início da escolarização primária no final do século xix em dois núcleos coloniais italianos. Revista De Educação PUC-Campinas, (27). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/78

Número

Sección

Artículos