Os significados atribuídos por um grupo de educadores ao processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais

Autores/as

  • Carla Danieli Machado
  • Edilaine Dana de Lima
  • Adriana de Fátima Franco

Palabras clave:

Inclusão escolar, Formação de professores, Necessidades educativas especiais

Resumen

A presente pesquisa tem como objetivo compreender os significados atribuídos pelos educadores ao processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. Participaram da pesquisa três professoras e uma pedagoga que trabalham nas séries iniciais de uma escola pública regular da rede municipal de Curitiba. Foram realizadas análise documental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam que os educadores não têm efetiva formação para tratar dessas questões e os dados apontam que incluir significa tratar a todos da mesma forma, desconsiderando a diversidade existente. Consideramos que a inclusão, nesses casos, acaba cumprindo apenas o propósito de obtenção de dados estatísticos e não propriamente a finalidade de propiciar um atendimento de qualidade.

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Publicado

2009-12-31

Cómo citar

Machado, C. D., Lima, E. D. de, & Franco, A. de F. (2009). Os significados atribuídos por um grupo de educadores ao processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. Revista De Educação PUC-Campinas, (27). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/63

Número

Sección

Artículos