Percepções de professores e alunos sobre percursos inclusivos

Autores/as

  • Neli Klix Freitas Universidade Estadual de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n1a47

Palabras clave:

Educação inclusiva, Formação docente, Interação social, Necessidades educativas especiais, Políticas públicas

Resumen

A proposta do artigo é apresentar percursos de políticas públicas inclusivas, questões teóricas e conceituais sobre a temática da inclusão, dados de pesquisa com professores e alunos acerca das percepções destes sujeitos sobre educação inclusiva, permeando estes temas com questionamentos e reflexões sobre o tema da educação inclusiva e da inclusão socioeducativa. O direito ao ensino regular tem possibilitado às crianças com necessidades educativas especiais o desenvolvimento de funções cognitivas e sociais, que resultam em aprendizagens significativas. Estas aprendizagens envolvem tanto os professores, quanto os alunos com necessidades educativas especiais envolvidos nesse processo. O artigo também problematiza pontos de vista diferentes sobre políticas públicas para a inclusão, apontando para a necessidade de revisão de paradigmas em educação e na vida em sociedade. Os dados da pesquisa assinalam para a importância da interação entre professor e aluno na escola e a formação docente.

 

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Biografía del autor/a

Neli Klix Freitas, Universidade Estadual de Santa Catarina

Universidade Estadual de Santa Catarina, Departamento de Artes Visuais e de Educação. Av. Madre Benevenuta, 2007, Itacorubi, 88035-001, Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: <nk.freitas@uol.com.br>.

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Publicado

2012-04-17

Cómo citar

Freitas, N. K. (2012). Percepções de professores e alunos sobre percursos inclusivos. Revista De Educação PUC-Campinas, 16(1), 91–101. https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n1a47

Número

Sección

Artículos