A formação do professor universitário

Autores/as

  • Larissa de Brito Feitosa Universidade Federal do Ceará
  • Cássio Adriano Braz de Aquino Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n1a45

Palabras clave:

Didática, Formação do docente, Teoria e prática

Resumen

O texto traz contribuições teóricas e práticas fundamentadas em vivência acadêmica no âmbito da docência por intermédio das disciplinas de Didática do Ensino Superior e Estágio em Docência. Objetiva-se refletir sobre a docência no contexto universitário e a importância das discussões no campo da didática para a formação docente. Alguns elementos do processo de aprendizagem são abordados, incluindo análise curricular e de ensino e processo de avaliação. A experiência aponta para a necessidade de se priorizar uma formação docente fundamentada e crítica, tendo como base o compromisso social e político.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Larissa de Brito Feitosa, Universidade Federal do Ceará

Mestranda, Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Av. das Universidades, 2853, Benfica, 60020-181, Fortaleza, CE, Brasil. Correspondência para/ Correspondence to: L.B. FEITOSA. E-mail: <larissabf@hotmail.com>.

Cássio Adriano Braz de Aquino, Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Fortaleza, CE, Brasil.

Citas

ALBUQUERQUE, L.B. Introdução ao ensino superior: a trajetória das Universidades. Fortaleza, 2008. [mimeo].

ALVES, R. Boca de forno. In: ALVES, R. A Alegria de ensinar. São Paulo: Ars Poética, 1994. p.26-30.

ALVES, R. Sobre nabus crus e professores. In: SANTOS, A.F. (Org.). Por uma educação romântica: brevíssimos exercícios de imortalidade. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Centro de Formação Camilo Castelo Branco, 2000.

ALVES, R. “Não esqueça as perguntas fundamentais”. Folha de São Paulo, São Paulo, 25 fev. 2003, Caderno Sinapse. Disponível em: . Acesso em: 29 set. 2009.

BARGUIL, P.M. Reflexões sobre a relação professor-aluno a partir das pesquisas de Piaget e Vygotsky. In: PASCUAL, J.G.; DIAS, A.M. (Org.). Construtivismo e educação contemporânea. Fortaleza: Brasil Tropical, 2006. p.93-125.

CHAUÍ, M. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, n.24, p.5-15, 2003.

CUNHA, M.I. Os conhecimentos curriculares e do ensino. In: VEIGA, I.P. (Org.). Lições de didática. 3. ed. Campinas: Papirus, 2008. p.57-74.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1999.

LÉVY, P. Educação à distância. 2007. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=08rVXi55yjE>. Acesso em:

out. 2009.

LIBÂNEO, J.C. Didática: teoria da instrução e do ensino. In: LIBÂNEO, J.C. Didática. Cortez: São Paulo, 1991. p.51-76.

LUCKESI, C.C. Educação e sociedade: redenção, reprodução e transformação. In: LUCKESI, C.C. Educação. São Paulo: Cortez, 1994a. p.37-52.

LUCKESI, C.C. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: LUCKESI, C.C. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994b. p.53-75.

LUCKESI, C.C. Avaliação educacional escolar: para além do autoritarismo. In: LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p.27-47.

LUCKESI, C.C. Formalidade e criatividade na prática pedagógica. 2005. Disponível em: <http://www.luckesi.com.br/textos/abc_educatio/abceducatio_48_formalidade_e_criatividade.pdf>. Acesso em: 9 out. 2009.

MORAN, J.M. As mídias na educação. In: MORAN, J.M. Desafios na comunicação pessoal. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 2007. p.162-166.

PASSOS, C.M.B. Instrumentos de avaliação. Fortaleza, 2009. [mimeo].

SACRISTÁN, J.G. O Currículo como texto da experiência: da qualidade de ensino à aprendizagem. In: SACRISTÁN, J.G. A educação que ainda é possível: ensaios sobre uma cultura para a educação. Porto Alegre: Artmed, 2007. p.117-131.

SANTOS, M. Território e sociedade: entrevista com Milton Santos. 2. ed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000.

THERRIEN, J. Da epistemologia da prática à gestão dos saberes no trabalho docente: convergências e tensões nas pesquisas. In: DALBEN, A.I. et al. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: didática, formação docente e trabalho docente. Belo

Horizonte: Autêntica, 2010. p.307-323.

THERRIEN, J. Docência universitária: instrução ou formação? Fortaleza, 2009. [mimeo].

VEIGA, I.P.A. Organização didática da aula: um projeto colaborativo de ação imediata. In: VEIGA, I.P. (Org.). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008. p.267-298.

Publicado

2012-04-17

Cómo citar

Feitosa, L. de B., & Aquino, C. A. B. de. (2012). A formação do professor universitário. Revista De Educação PUC-Campinas, 16(1), 65–77. https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n1a45

Número

Sección

Artículos