Novo plano nacional de educação (2011-2020) e velhos desafios para o ensino médio

Autores/as

  • Dirce Zan Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n1a43

Palabras clave:

Ensino médio, Movimento social, Plano Nacional de Educação

Resumen

Este artigo tem como objetivo refletir sobre os desafios que permanecem para o ensino médio brasileiro após uma década do Plano Nacional de Educação. Através de retrospectiva histórica, explicita-se a importância do movimento social na construção dos planos no país, destacando a mobilização das últimas décadas e a conquista da obrigatoriedade do nível médio de ensino enquanto etapa final da educação básica. O artigo conclui que muitas das metas para o ensino médio presentes no plano que se finda permanecem atuais e deverão ser mantidas como metas para o Plano Nacional de Educação que está em processo de construção.

 

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Biografía del autor/a

Dirce Zan, Universidade Estadual de Campinas

Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Práticas Culturais na Educação. R. Bertrand Russell, s/n., Cidade
Universitária Zeferino Vaz, 13083-970, Campinas, SP, Brasil. E-mail: <dircezan@unicamp.br>.

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Publicado

2012-04-17

Cómo citar

Zan, D. (2012). Novo plano nacional de educação (2011-2020) e velhos desafios para o ensino médio. Revista De Educação PUC-Campinas, 16(1), 49–56. https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n1a43

Número

Sección

Seção Temática: O Plano Nacional de Educação