Apresentação

Autores/as

  • Artur José Renda Vitorino Pontifícia Universidade Católica de campinas

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n3a3822

Resumen

No Brasil, ao se priorizar a ideia de integração das minorias como um dos esteios da formação de um
Estado Social, deixa-se evidente a presença cada vez mais afirmativa do Direito, suas instituições e seus
procedimentos na vida social, notadamente a partir da vigência da Carta Magna de 1988. Ganha importância, no cenário político brasileiro, o debate sobre raças, como podemos observar pelas várias mudanças legais ocorridas desde, pelo menos, o final dos anos 1980, acompanhadas da crescente inclusão do tema na política partidária, nos meios de comunicação e no debate acadêmico.

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Biografía del autor/a

Artur José Renda Vitorino, Pontifícia Universidade Católica de campinas

Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas pertencente ao corpo permanente de seu Programa de Pós Graduação em Educação, onde leciona as disciplinas Teorias Educacionais e seus Fundamentos; Epistemologia da Pesquisa Educacional,; Cultura e Educação; Ética, Políticas Educacionais e o Direito à Educação; e Seminário Avançado de Pesquisa, e das Faculdades de História e de Pedagogia da PUC-Campinas, onde leciona as disciplinas História do Brasil Contemporâneo e Estudos Sociais A e B. Tem experiência nos seguintes temas: Fundamentos da Educação e Políticas Públicas em Educação. Tem realizado investigações e publicado nas áreas de Política Pública Antirracista em Educação, Fundamentos da Educação e dos estudos sobre as relações entre mídia, racismo e educação. É coordenador do subprojeto da área de História do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) em funcionamento na universidade. (Fonte: Currículo Lattes)

Citas

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Publicado

2016-12-14

Cómo citar

Vitorino, A. J. R. (2016). Apresentação. Revista De Educação PUC-Campinas, 21(3), 263–266. https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n3a3822