Mantendo o conhecimento na conversação curricular, porém via discurso: um diálogo com Gert Biesta

Autores/as

  • Alice Casimiro Lopes Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2683

Palabras clave:

Conhecimento, Currículo, Pragmatismo

Resumen

Apresento neste artigo meu diálogo com Gert Biesta sobre as conexões entre conhecimento, poder, currículo e discurso. Defendo que esta forma de pensar não é relativista. A ausência de critérios que finalmente justifiquem de uma vez por todas uma decisão realizada entre diferentes possibilidades de solução para um problema - diferentes opções curriculares, assim como diferentes formas de educar - não é uma razão para que decisões não sejam realizadas. Concordo com Derrida e Laclau que tais decisões são tomadas em um terreno indecidível.

Palavras-chave: Conhecimento. Currículo. Pragmatismo.

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Biografía del autor/a

Alice Casimiro Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

2 Professora Doutora, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. R. São Francisco Xavier, 524, Sala 12037 F, Maracanã, 20550-013, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: <alicecasimirolopes@gmail.com>.

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Publicado

2014-12-19

Cómo citar

Lopes, A. C. (2014). Mantendo o conhecimento na conversação curricular, porém via discurso: um diálogo com Gert Biesta. Revista De Educação PUC-Campinas, 19(2), 99–104. https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2683

Número

Sección

Seção Temática: Políticas Públicas e Gestão da Educação