Técnica Delphi

metodologia para pesquisas em educação no Brasil

Autores/as

  • Marcelo Moreira Antunes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n1a2616

Palabras clave:

Consenso, Métodos de pesquisa, Técnica Delphi

Resumen

Pesquisas científicas realizadas na área da educação contam com diversos métodos de coleta de dados, dentre os quais a Técnica Delphi. O objetivo deste estudo é apontar a aplicabilidade da Técnica Delphi na educação e seus possíveis campos de intervenção. Realizou-se uma busca, por artigos publicados entre 1990 e 2011, nas plataformas Scielo e Scopus, utilizando-se os termos Delphi e Delfos. Foram encontrados 452 artigos que utilizavam a Técnica Delphi como ferramenta metodológica, dos quais 19 atenderam aos critérios de seleção. Esses artigos foram classificados em três categorias de análise: Avaliação de Curso, Planejamento Educacional e Políticas Educacionais. Os resultados indicam a necessidade de avanços em estudos na área de Políticas Educacionais. Apontam ainda que a Técnica Delphi é facilmente aplicável em pesquisas na área da educação, com resultados muito positivos.

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Biografía del autor/a

Marcelo Moreira Antunes, Universidade Estadual de Campinas

Professor Doutor, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física. Av. Érico Veríssimo, 701, Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo, 13083-851, Campinas, SP, Brasil. E-mail: <antunesmm@gmail.com>.

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Publicado

2014-04-19

Cómo citar

Antunes, M. M. (2014). Técnica Delphi: metodologia para pesquisas em educação no Brasil. Revista De Educação PUC-Campinas, 19(1), 63–71. https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n1a2616

Número

Sección

Artículos