O processo de adesão de professoras dos anos iniciais ao uso de narrativas na formação docente em matemática

Autores/as

  • Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n3a2366

Palabras clave:

Anos iniciais, Aprendizagem docente, Ensino de matemática, Narrativas de formação

Resumen

O artigo analisa três pesquisas que tinham em comum a formação de professores de Matemática a partir do uso de narrativas. A primeira aconteceu durante a formação inicial das professoras no curso de Pedagogia; a segunda, durante os primeiros anos de docência após a conclusão da graduação; a terceira diz respeito a uma formação em serviço com professoras de vários anos de profissão. Nas duas primeiras pesquisas, a escrita de narrativas ocorreu ao longo de todo o processo de formação inicial e em serviço, sendo indicadas pelas professoras participantes as vantagens na utilização das narrativas. Na terceira investigação, não ocorreu a adesão das professoras ao processo de reflexão de práticas a partir das narrativas, gerando um questionamento sobre como construir esta adesão e constituir um grupo, de fato, colaborativo num trabalho de formação em serviço. As propostas serão analisadas, buscando identificar fatores que contribuíram para a adesão das professoras e fatores que implicaram a não adesão.

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Biografía del autor/a

Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora Doutora, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Educação. Rod. Dom Pedro I, km 136, Parque das Universidades, 13086-900, Campinas, SP, Brasil. E-mail: <dmegid@gmail.com>.

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Publicado

2013-12-31

Cómo citar

Megid, M. A. B. A. (2013). O processo de adesão de professoras dos anos iniciais ao uso de narrativas na formação docente em matemática. Revista De Educação PUC-Campinas, 18(3), 301–310. https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n3a2366

Número

Sección

Seção Temática: Escritas, narrativas & formação docente em Educação Matemática