Narrativas autobiográficas produzidas por futuras professoras

representações sobre a matemática escolar

Autores/as

  • Adair Mendes Nacarato Universidade São Francisco
  • Maria da Conceição Passeggi Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n3a2365

Palabras clave:

Ensino de matemática. , Escritas de si, Pesquisa-formação

Resumen

A pesquisa analisada neste texto foi produzida num contexto institucional de um curso de Pedagogia na disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática, no qual as graduandas, futuras professoras que ensinam matemática, produziram diferentes escritas de si, dentre as quais elegeu-se para análise a autobiografia produzida no início do curso. O olhar centrou-se nas vivências e nas representações dessas graduandas em relação à matemática escolar. Embora a maioria tenha frequentado a escola básica após as reformas curriculares da década de 1980, as futuras docentes ainda trazem lembranças de práticas tecnicistas de ensino de matemática, muitas com marcas negativas referentes à matemática, principalmente decorrentes das relações com os professores.

 

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Biografía del autor/a

Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco

Professora Doutora, Universidade São Francisco, Programa de Pós-Graduação em Educação. R. Alexandre Rodrigues Barbosa, 45, Centro, 13251-040, Itatiba, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: A.M. NACARATO. E-mail: <adamn@terra.com.br>.

Maria da Conceição Passeggi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Doutora, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Educação, Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação. Natal, RN, Brasil.

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Publicado

2013-12-31

Cómo citar

Nacarato, A. M., & Passeggi, M. da C. (2013). Narrativas autobiográficas produzidas por futuras professoras: representações sobre a matemática escolar. Revista De Educação PUC-Campinas, 18(3), 287–299. https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n3a2365

Número

Sección

Seção Temática: Escritas, narrativas & formação docente em Educação Matemática