Narrativas na investigação em história da educação matemática
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n3a2363Palabras clave:
História oral, Historiografia, NarrativaResumen
Em articulação com a história oral, este artigo propõe um olhar mais cuidadoso para as potencialidades da narrativa não somente para a investigação científica, mas para a comunidade que se estabelece como interlocutora nessa investigação. Desse modo, dedica-se a caracterizar uma das perspectivas sobre narrativa em sua relação com a prática historiográfica, que tem orientado trabalhos sobre história da formação de professores que ensinam matemática no País. Este texto discute práticas e perspectivas presentes nos trabalhos do Grupo História da Educação Matemática em Pesquisa e do Grupo de História Oral e Educação Matemática, na construção de narrativas a partir de situações de entrevista. Pressupostos da historiografia, experiência, comunicação e metodologia de pesquisa são mobilizados na caracterização da narrativa proposta. Assim, este texto evidencia a necessidade de um trabalho que, para além de procedimentos de pesquisa, considere o momento de construção do outro frente ao pesquisador e sua própria participação na narrativa construída.
Descargas
Citas
Albuquerque Júnior, D.M. História: a arte de inventar o passado. Bauru: Edusc, 2007.
Albuquerque Júnior, D.M. Em estado de palavra: quando a história não consegue que se meta fora a literatura. In. Flores, M.B.R.; Piazza, M.F.F. (Org.). História e arte: movimentos artísticos e correntes intelectuais. Campinas: Mercado de Letras, 2011. p.249-261.
Bloch, M. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
Bolívar, A. Dimensiones epistemológicas y metodológicas de la investigación (auto)biográfica. In: Abrahao, M.H. (Org.). Pesquisa (auto)biográfica: lugares, trajetos e desafios. Porto Alegre: PUCRS, 2012. v.1. p.27-69.
Bolívar, A. et al. La investigación biográfico-narrativa em educación: enfoque y metodología. Madrid: La Muralla, 2001.
Calvino, Í. O cavaleiro inexistente. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
Goldenberg, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 7.ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.
Lins, R.C. Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a educação matemática. In: Bicudo, M.A.V. (Ed.). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Edunesp, 1999. p.75-96.
Queiroz, M.I.P. História, história oral e arquivos na visão de uma socióloga. In: Ferreira, M. M. (Org.). História oral. Rio de Janeiro: Diadorim, 1994. p.101-116.
Rabelo, A.O. A importância da investigação narrativa na Educação. Educação e Sociedade, v.32, n.114, p.171-188, 2011.
Reis, J.C. A história entre a filosofia e a ciência. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
Simson, O.R.M.V.; Giglio, Z.G. A arte de recriar o passado: história oral e velhice bem-sucedida. In: Neri, A.L. (Org.). Desenvolvimento e envelhecimento: perspectivas biológicas, psicológicas e sociológicas. Campinas: Papirus, 2001. p.141-160.
Souza, L.A. História oral e educação matemática: um estudo, um grupo, uma compreensão a partir de várias versões. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2006. Disponível em: <http://www.biblioteca.unesp.br/bibliotecadigital/document/get.php/3815souza_la_me_rcla.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2012.
Souza, L.A. Trilhas na construção de versões históricas sobre um grupo escolar. 2011. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2011.
Souza, L.A.; Garnica, A.V.M. Movimentos de um movimento: um estudo sobre os significados atribuídos ao escolanovismo e seus ritmos. Educação Matemática em Pesquisa, v.14, n.3, p.481-506, 2012.
Souza, L.A.; Garnica, A.V.M. As matemáticas modernas: um ensaio sobre os modos de produção de significado ao(s) movimento(s) no ensino primário brasileiro. RELIME: Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, v.16, n.3, p.369-393, 2013.