Aprender a profissão em diferentes espaços de vida

Autores/as

  • Teresa Sarmento Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n3a2361

Palabras clave:

Contextos de vida pessoal-profissional, Formação de professores, Métodos biográficos

Resumen

No presente artigo conceitualizam-se os contextos de vida pessoal e profissional dos professores enquanto espaços de vida influenciadores da aprendizagem da profissão, entendendo-se que a formação como pessoa é significativamente transferida para a ação profissional, constituindo, enquanto tal, modelos para a ação docente. A abordagem à temática é feita a partir de narrativas biográficas as quais se cruzam com referenciais teóricos sobre a formação dos professores.

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Biografía del autor/a

Teresa Sarmento, Universidade do Minho

Professora, Universidade do Minho, Instituto de Educação, Departamento de Ciências Sociais da Educação. Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Portugal. E-mail: <tsarmento@ie.uminho.pt>.

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Publicado

2013-12-31

Cómo citar

Sarmento, T. (2013). Aprender a profissão em diferentes espaços de vida. Revista De Educação PUC-Campinas, 18(3), 237–348. https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n3a2361

Número

Sección

Seção Temática: Escritas, narrativas & formação docente em Educação Matemática