O ensino universitário na perspectiva da complexidade uma abordagem moriniana

Autores/as

  • Evandro Ricardo Guindani

Palabras clave:

Educação, Condição Humana, Complexidade

Resumen

A educação assume centralidade em qualquer projeto de sociedade, ao mesmo tempo em que sofre duras críticas no universo institucional. Escolas, universidades e professores rediscutem seus métodos e projetos pedagógicos buscando atender à demanda do século XXI. Este artigo busca apresentar os efeitos do paradigma científico da modernidade na educação e propor uma reflexão sobre o papel do ensino superior na perspectiva da teoria da complexidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ASSMAN, H. "Metáforas novas para reencantar a educação: epistemologia e didática". 1.ed., Piracicaba, SP: UNIMEP, 1996, p.30.

ANASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade. Joinville: UNIVILLE, 2003.

DELORS, J. "EDUCAÇÃO: Um tesouro ades­ cobrir?", 3.ed., São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 1999.

FRANGIOTTI, R. "Tudo o que é sólido se desfaz em ar" ou do " pensamento fraco". LUMEN - Revista de Estudos e Comunica­ ções. São Paulo: IESP/UNIFAI, v.7, n.15, p.72, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: sa­ beres necessários à prática educativa. 8.ed, São Paulo, SP, Paz e Terra, 1988.

MORIN, E, Terra Pátria. 1.ed., Lisboa, Insti­ tuto Piaget, 1993.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 1.ed., São Paulo, SP, Brasília, DF: Cortez, Unesco, 2000.

MORIN, E. A Cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 3.ed. Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil, 2001.

Publicado

2006-11-30

Cómo citar

Guindani, E. R. (2006). O ensino universitário na perspectiva da complexidade uma abordagem moriniana. Revista De Educação PUC-Campinas, (21). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/213

Número

Sección

Artículos