A inversão das setas: história de políticas e práticas educativas

Autores/as

  • Laura Noemi Chaluh

Palabras clave:

Política Pública, Formação Continuada, Trabalho Coletivo, Alfabetização

Resumen

Procuro neste trabalho explicitar a política pública de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação de Campinas (2001-2004), que apostou na construção coletiva do trabalho nas escolas, concebendo a escola como o centro do processo pedagógico. A partir de 2004, as escolas dessa rede de ensino tiveram a possibilidade de optar pela constituição de um Grupo de Trabalho dentro de suas unidades escolares. A constituição desse Grupo tinha como objetivos reduzir o número de retenções dos alunos e ampliar o horário de trabalho dos professores dentro da escola, para favorecer a reflexão conjunta sobre a especificidade da alfabetização. Participei de um Grupo de Trabalho em uma das escolas dessa rede de ensino no período 2004-2005. Neste trabalho resgato, a partir de fontes primárias, os princípios sustentados por essa Secretaria, assim como suas ações para compreender algumas das mudanças efetivadas por esse Grupo na escola referida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALVES, Nilda. Sobre as razões das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. In: II Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos. Niterói, 2008. Disponível: http://www.grupalfa.com.br/arquivos Congresso_trabalhosII/palestras/Nilda.pdf. Acesso março de 2008.

BASTOS, João Baptista Gestão democrática da educação: as práticas administrativas compartilhadas. In: BASTOS, João Baptista (Org.). Gestão Democrática. , 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A: SEPE, 2001

CHALUH, Laura Noemi. Formação e alteridade: pesquisa na e com a escola. Tese. (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2008.

DAVINI, M. C. La formación docente en cuestión: política y pedagogía. Buenos Aires: Paidós, 1995.

GAUTHIER, Clermont, et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Tradução de Francisco Pereira. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1998.. (Coleção fronteiras da educação).

HARGREAVES, A. Dimensiones subjetivas y institucionales de la formación docente. In: BIRGIN, A, et al. (compiladoras). La formación docente. Cultura, escuela e política: Debates y experiencias. Troquel Educación, Buenos Aires, 1998.

KRAMER, Sonia. Melhoria da qualidade do ensino: o desafio da formação de professores em serviço. In: Revista Brasileira. Estudos pedagógicos, Brasília, 70 (165), p.189-207, maio/ago. 1989.

KRAMER, Sonia. Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica. In; Educação & Sociedade. ano XVIII, n. 60, dezembro/97.

KRAMER, Sonia. Por entre as pedras: arma e sonho na escola. 3. ed. (3ª impressão) São Paulo: Ática, 2003.

OLIVERIA, Regina Maringoni de. A Secretaria Municipal de Educação de Campinas (2001-2004): contribuições para o entendimento da escola Viva. Tese. (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2005.

PARO, Victor Henrique. Gestão Democrática da escola pública. 3. ed. São Paulo: Ática, 2002.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS. Diário Oficial de Campinas. n. 8310, ano XXXIII, 12 nov. 2003.

SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Prefácio. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; FIORENTINI Dario, PEREIRA, Elisabete Monteiro de A,

(Org.) Cartografias do trabalho docente: professora(a)-pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura de Brasil – ALB, 2000 (Coleção Leituras no Brasil).

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPINAS. Boletins online SME, N° 1 a 11 de 2001. Disponível: http://www.campinas.sp.gov.br/smenet/boletins/boletins.htm Acesso junho de 2001.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPINAS. Boletins online SME, 04 fevereiro 2004. Disponível: http://www.campinas.sp.gov.br/smenet/noticias/noticia_2004_02_04b.htm.Acesso março 2004.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPINAS. Agenda Escola Viva, Campinas, 2003.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPINAS. Diário Oficial de Campinas. 07 de Novembro de 2003.

SMOLKA, Ana Luiza. A criança na fase inicial da escrita: alfabetização como processo discursivo. 11. ed. São Paulo: Cortez, Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2003 (Coleção passando a limpo).

SPÓSTIO, Marília Pontes. Educação, gestão democrática e participação popular. In BASTOS, J. B. (Org.). Gestão democrática. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

TORRES, Rosa Maria. Formación docente: clave de la reforma educativa. In: Nuevas formas de aprender y enseñar, UNESCO/OREALC, Santiago, 1996. Disponível em: <http://www.fronesis.org>. Acesso em: fev. 2004.

ZEICHNER, K.M. Formando professores reflexivos para uma educação centrada no aprendiz: possibilidades e contradições. In:

ESTEBAN, Maria Teresa; ZACCUR, Edwiges (Org.) Professora-pesquisadora: uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

Publicado

2008-06-30

Cómo citar

Chaluh, L. N. (2008). A inversão das setas: história de políticas e práticas educativas. Revista De Educação PUC-Campinas, (24). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/114

Número

Sección

Artículos