A violência nas escolas como reflexo dos antecedentes históricos e culturais brasileiros

Autores/as

  • Ione da Silva Cunha Nogueira

Palabras clave:

Violência nas Escolas, Cultura Brasileira, Cidadania

Resumen

A violência nas escolas, embora não seja um fato novo, em razão do seu recrudescimento tem sido alvo da preocupação de todos os que se encontram envolvidos, ou são atingidos pelo problema, especialmente nas escolas públicas. Trata-se de um problema que não pode ser analisado de maneira deslocada da sociedade em que está inserida a escola, mas deve ser visto como um caso específico, que possui suas particularidades. Este artigo busca trazer à tona essa questão relacionando-a diretamente com a herança cultural e política brasileira por meio de um apanhado histórico do desenvolvimento do sistema educacional. Procura assim, compreender de que forma a negação de acesso à cidadania pode fazer com que a falta de vínculos do individuo com a sociedade e a escola o impeçam de se perceber enquanto cidadão.

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Publicado

2008-06-30

Cómo citar

Nogueira, I. da S. C. (2008). A violência nas escolas como reflexo dos antecedentes históricos e culturais brasileiros. Revista De Educação PUC-Campinas, (24). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/110

Número

Sección

Artículos