Indústria cultural, docência e as implicações da semiformação na compreensão da relação sociedade-natureza

Autores/as

  • Janaina Roberta dos Santos Universidade Federal de São Carlos
  • Luiz Roberto Gomes Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n2a1002

Palabras clave:

Docência, Indústria cultural, Semiformação

Resumen

Diante da crise ambiental que se observa na contemporaneidade, a educação tem sido considerada, por muitos, como um espaço propício para o diálogo e possíveis propostas de uma nova forma de se relacionar com a natureza. Entretanto, pode-se observar que vários produtos da indústria cultural, como filmes e desenhos animados, estão sendo utilizados por professores, sobretudo no Ensino Fundamental, sem a necessária reflexão crítica acerca das implicações formativas de tal utilização. Dessa forma, o presente artigo objetiva discutir a ação desempenhada pela indústria cultural no meio escolar, problematizando o efeito da semiformação na disseminação de ideias e valores culturais, que, ao invés de subsidiar a análise crítica sobre a relação sociedade-natureza, acaba por agravar a crise ambiental mundial. Trata-se também da reflexão acerca do importante papel do docente nesse processo em que se almejam mudanças.

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Biografía del autor/a

Janaina Roberta dos Santos, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda, Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Rod. Washington Luís, km 235, 13565-905, São Carlos, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: J.R. SANTOS. E-mail: <jrsantos200@gmail.com>.

Luiz Roberto Gomes, Universidade Federal de São Carlos

Professor Doutor, Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. São Carlos, SP, Brasil.

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Publicado

2012-11-01

Cómo citar

Santos, J. R. dos, & Gomes, L. R. (2012). Indústria cultural, docência e as implicações da semiformação na compreensão da relação sociedade-natureza. Revista De Educação PUC-Campinas, 17(2), 251–261. https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n2a1002

Número

Sección

Artículos