Técnica Delphi: metodologia para pesquisas em educação no Brasil

Autores

  • Marcelo Moreira Antunes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n1a2616

Palavras-chave:

Consenso. Métodos de pesquisa. Técnica Delphi.

Resumo

Pesquisas científicas realizadas na área da educação contam com diversos métodos de coleta de dados, dentre os quais a Técnica Delphi. O objetivo deste estudo é apontar a aplicabilidade da Técnica Delphi na educação e seus possíveis campos de intervenção. Realizou-se uma busca, por artigos publicados entre 1990 e 2011, nas plataformas Scielo e Scopus, utilizando-se os termos Delphi e Delfos. Foram encontrados 452 artigos que utilizavam a Técnica Delphi como ferramenta metodológica, dos quais 19 atenderam aos critérios de seleção. Esses artigos foram classificados em três categorias de análise: Avaliação de Curso, Planejamento Educacional e Políticas Educacionais. Os resultados indicam a necessidade de avanços em estudos na área de Políticas Educacionais. Apontam ainda que a Técnica Delphi é facilmente aplicável em pesquisas na área da educação, com resultados muito positivos.

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Biografia do Autor

Marcelo Moreira Antunes, Universidade Estadual de Campinas

Professor Doutor, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física. Av. Érico Veríssimo, 701, Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo, 13083-851, Campinas, SP, Brasil. E-mail: <antunesmm@gmail.com>.

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Publicado

2014-11-19

Como Citar

Antunes, M. M. (2014). Técnica Delphi: metodologia para pesquisas em educação no Brasil. Revista De Educação PUC-Campinas, 19(1), 63–71. https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n1a2616

Edição

Seção

Artigos