Narrativas na investigação em história da educação matemática

Autores

  • Luzia Aparecida de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n3a2363

Palavras-chave:

História oral, Historiografia, Narrativa

Resumo

Em articulação com a história oral, este artigo propõe um olhar mais cuidadoso para as potencialidades da narrativa não somente para a investigação científica, mas para a comunidade que se estabelece como interlocutora nessa investigação. Desse modo, dedica-se a caracterizar uma das perspectivas sobre narrativa em sua relação com a prática historiográfica, que tem orientado trabalhos sobre história da formação de professores que ensinam matemática no País. Este texto discute práticas e perspectivas presentes nos trabalhos do Grupo História da Educação Matemática em Pesquisa e do Grupo de História Oral e Educação Matemática, na construção de narrativas a partir de situações de entrevista. Pressupostos da historiografia, experiência, comunicação e metodologia de pesquisa são mobilizados na caracterização da narrativa proposta. Assim, este texto evidencia a necessidade de um trabalho que, para além de procedimentos de pesquisa, considere o momento de construção do outro frente ao pesquisador e sua própria participação na narrativa construída.

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Biografia do Autor

Luzia Aparecida de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Instituto de Matemática. Campus de Campo Grande, Caixa Postal 549, Cidade Universitária, 79070-900, Campo Grande, MS, Brasil. E-mail: <luzia.souza@ufms.br>.

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Publicado

2013-12-31

Como Citar

Souza, L. A. de. (2013). Narrativas na investigação em história da educação matemática. Revista De Educação PUC-Campinas, 18(3), 259–268. https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n3a2363

Edição

Seção

Seção Temática: Escritas, narrativas & formação docente em Educação Matemática