A inversão das setas: história de políticas e práticas educativas

Autores

  • Laura Noemi Chaluh

Palavras-chave:

Política Pública, Formação Continuada, Trabalho Coletivo, Alfabetização

Resumo

Procuro neste trabalho explicitar a política pública de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação de Campinas (2001-2004), que apostou na construção coletiva do trabalho nas escolas, concebendo a escola como o centro do processo pedagógico. A partir de 2004, as escolas dessa rede de ensino tiveram a possibilidade de optar pela constituição de um Grupo de Trabalho dentro de suas unidades escolares. A constituição desse Grupo tinha como objetivos reduzir o número de retenções dos alunos e ampliar o horário de trabalho dos professores dentro da escola, para favorecer a reflexão conjunta sobre a especificidade da alfabetização. Participei de um Grupo de Trabalho em uma das escolas dessa rede de ensino no período 2004-2005. Neste trabalho resgato, a partir de fontes primárias, os princípios sustentados por essa Secretaria, assim como suas ações para compreender algumas das mudanças efetivadas por esse Grupo na escola referida.

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Publicado

2008-06-30

Como Citar

Chaluh, L. N. (2008). A inversão das setas: história de políticas e práticas educativas. Revista De Educação PUC-Campinas, (24). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/114

Edição

Seção

Artigos