METODOLOGIA COMO UM DOS FATORES IMPRESCINDÍVEIS À SUPERAÇÃO DO ATUAL PROCESSO DISCRIMINADOR NO INTERIOR DAS ESCOLAS DE 1º, 2º E 3º GRAUS DE ENSINO

Autores/as

  • Maria Imaculada REIS Fundação de Ensino Superior do S. João del Rei-MG

Palabras clave:

dialética, ciência, educação brasileira, estrutura social

Resumen

Para tentarmos refletir a metodologia como um dos fatores imprescindíveis à superação do atual processo discriminador no interior das escolas de 1º, 2º e 3º graus de ensino, vamos discutir: as grandes correntes filosóficas e a educação; o homem como resultante da ação no mundo pelo trabalho; ciência e educação brasileira contemporânea; a relação da educação com a estrutura social, considerando como pressuposto para análise que o direcionamento da educação atende aos interesses de uma minoria dos homens. E por outro, que a Metodologia é um dos fatores imprescindíveis à superação do atual processo discriminador no interior das escolas de If’, 2º e 3º? graus de ensino, e uma necessidade política para o nosso tempo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALVIM, C. M. F. Uma reflexão sobre o método científico. (Palestra apresentada no VI Encontro Nacional dos Estudantes de Química. UFV. 9 a 15 - 01 - 87. (mimeografada).

CALAZANS, M. J. C. Professor/produtor rural e seus múltiplos trabalhos. Educação em Revista, B. H., n. 2, p. 12 - 18, dezembro. 1985.

FELIX, M. de F. C. Administração Escolar: um problema educativo ou empresarial? 3. ed. S. P., Cortez, 1986. 199 p.

FREDERICK. A. D. & SILVEIRA. M. J. M. da. Ensino noturno nas escolas de 2º grau. Educação, Santa Maria, v. II, n. 01/02, p. 111 - 134, 1986.

GAMBOA, S. A. S. A dialética na pesquisa em educação: elementos de contexto. In: FAZENDA, 1. C. A. (org.). Metodologia da Pesquisa Educacional. S. P., Cortez, 1989. 143 p.

GORZ, A. Caracteres de classe da ciência e dos trabalhadores científicos, Campinas, CAF/UNICAMP, 1977.

GRAMSCI, A. Teoria. Obras escolhidas. Trad. de Manuel Cruz. Lisboa, Editoral Estampa, 1974. v. 1, p. 195 a 198.

GUIMARÃES, A. M., org. Dicionário do pensamento marxista. Trad. de Waltensir Dutra. R. J., Jorge Zahar Editor, 1988. 454 p. (Tradução autorizada da edição inglesa de T. Bottomore) .

GURLEY, J. Desafios ao capitalismo. S. P., Ed. Brasileira, 1976.

HADDAD, S. et alii. O ensino supletivo de 2Q grau. Cadernos de Pesquisa, S. P., n. 68, p. 62-69, fev. 1989.

LLANOS, A. Introdução à dialética, R. J., Civilização Brasileira, 1988.

LOVISOLD, H. A educação de adultos entre dois modelos. Cadernos de Pesquisa, S. P., n. 67, p. 23-40, nov. 1988.

MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. Lisboa, Portugal, Editora Riunit, 1966.

MARCHAND, J. Construtivismo chega à arquitetura. Jornal do Brasil, R. J., 21. jun. 1992. 19 Caderno, p. 14.

PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. S. P., Cortez, 1987.

REIS, M. l. Método de produção do conhecimento da realidade no capitalismo monopolista. São Carlos, UFSCar, 1 991 . 123 p. (Dissertação) .

RIBEIRO, D. Cieps são a única alternativa, diz Darcy. Folha de São Paulo, S. P., 09. out. 1991. 1 '.J caderno, p. 10.

TEIXEIRA. A. S. A educação e a crise brasileira. S. P., Nacional, 1956. 355 p.

Publicado

2024-02-27

Cómo citar

REIS, M. I. (2024). METODOLOGIA COMO UM DOS FATORES IMPRESCINDÍVEIS À SUPERAÇÃO DO ATUAL PROCESSO DISCRIMINADOR NO INTERIOR DAS ESCOLAS DE 1º, 2º E 3º GRAUS DE ENSINO. Reflexão, 19(58). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reflexao/article/view/11869

Número

Sección

Artigos