METODOLOGIA COMO UM DOS FATORES IMPRESCINDÍVEIS À SUPERAÇÃO DO ATUAL PROCESSO DISCRIMINADOR NO INTERIOR DAS ESCOLAS DE 1º, 2º E 3º GRAUS DE ENSINO
Palabras clave:
dialética, ciência, educação brasileira, estrutura socialResumen
Para tentarmos refletir a metodologia como um dos fatores imprescindíveis à superação do atual processo discriminador no interior das escolas de 1º, 2º e 3º graus de ensino, vamos discutir: as grandes correntes filosóficas e a educação; o homem como resultante da ação no mundo pelo trabalho; ciência e educação brasileira contemporânea; a relação da educação com a estrutura social, considerando como pressuposto para análise que o direcionamento da educação atende aos interesses de uma minoria dos homens. E por outro, que a Metodologia é um dos fatores imprescindíveis à superação do atual processo discriminador no interior das escolas de If’, 2º e 3º? graus de ensino, e uma necessidade política para o nosso tempo.
Descargas
Citas
ALVIM, C. M. F. Uma reflexão sobre o método científico. (Palestra apresentada no VI Encontro Nacional dos Estudantes de Química. UFV. 9 a 15 - 01 - 87. (mimeografada).
CALAZANS, M. J. C. Professor/produtor rural e seus múltiplos trabalhos. Educação em Revista, B. H., n. 2, p. 12 - 18, dezembro. 1985.
FELIX, M. de F. C. Administração Escolar: um problema educativo ou empresarial? 3. ed. S. P., Cortez, 1986. 199 p.
FREDERICK. A. D. & SILVEIRA. M. J. M. da. Ensino noturno nas escolas de 2º grau. Educação, Santa Maria, v. II, n. 01/02, p. 111 - 134, 1986.
GAMBOA, S. A. S. A dialética na pesquisa em educação: elementos de contexto. In: FAZENDA, 1. C. A. (org.). Metodologia da Pesquisa Educacional. S. P., Cortez, 1989. 143 p.
GORZ, A. Caracteres de classe da ciência e dos trabalhadores científicos, Campinas, CAF/UNICAMP, 1977.
GRAMSCI, A. Teoria. Obras escolhidas. Trad. de Manuel Cruz. Lisboa, Editoral Estampa, 1974. v. 1, p. 195 a 198.
GUIMARÃES, A. M., org. Dicionário do pensamento marxista. Trad. de Waltensir Dutra. R. J., Jorge Zahar Editor, 1988. 454 p. (Tradução autorizada da edição inglesa de T. Bottomore) .
GURLEY, J. Desafios ao capitalismo. S. P., Ed. Brasileira, 1976.
HADDAD, S. et alii. O ensino supletivo de 2Q grau. Cadernos de Pesquisa, S. P., n. 68, p. 62-69, fev. 1989.
LLANOS, A. Introdução à dialética, R. J., Civilização Brasileira, 1988.
LOVISOLD, H. A educação de adultos entre dois modelos. Cadernos de Pesquisa, S. P., n. 67, p. 23-40, nov. 1988.
MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. Lisboa, Portugal, Editora Riunit, 1966.
MARCHAND, J. Construtivismo chega à arquitetura. Jornal do Brasil, R. J., 21. jun. 1992. 19 Caderno, p. 14.
PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. S. P., Cortez, 1987.
REIS, M. l. Método de produção do conhecimento da realidade no capitalismo monopolista. São Carlos, UFSCar, 1 991 . 123 p. (Dissertação) .
RIBEIRO, D. Cieps são a única alternativa, diz Darcy. Folha de São Paulo, S. P., 09. out. 1991. 1 '.J caderno, p. 10.
TEIXEIRA. A. S. A educação e a crise brasileira. S. P., Nacional, 1956. 355 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Maria Imaculada REIS
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.