NA PRÁTICA A TEORIA É OUTRA? O QUE ANDAM PENSANDO NOSSOS PROFESSORES
Resumen
O artigo analisa as relações teoria-prática a partir de questões levantadas por docentes do curso de Metodologia do Ensino Superior da FAFIG, Guaxupé, Minas Gerais. Analisa as contradições que permeiam a prática docente, a desarticulação teoria-prática e seu significado para a Educação Continuada.
Descargas
Citas
CANIVEZ, Patrice. Educar o Cidadão? Campinas: Papirus, 1991.
CHAUÍ, Marilena de Souza. Ideologia e Educação in Educação e Sociedade, CEDES, nº 5, 24-40.
FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade. RJ: Paz e Terra, 1976. 9-12.
A importância do Ato de Ler. SP: Cortez, 1982.
Educação como Prática da Liberdade, 119 ed., RJ: Paz e Terra, 1980.
Pedagogia do Oprimido, 81 ed., RJ: Paz e Terra, 1980.
GADOTTI, M. A Questão da Educação e a Formação do Educador. Reflexão, PUCCAMP, nº 37, jan/abr. 1987, 7-30
KONDER, Leandro. O Futuro da Filosofia da Práxis. O Pensamento de Marx no século XXI. RJ: Paz e Terra, 1992.
KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. 21 ed., RJ: Paz e Terra, 1976.
MARX, Karl. O Capital. 21 ed., RJ: Civilização Brasileira, Livro I, tomo 1, 1971.
MENDES, Durmeval Trigueiro. (org.) Filosofia da Educação Brasileira. 3ª ed., RJ: Civilização Brasileira, 1987.
SEVERINO, A. J. Educação, Ideologia e Contra-Ideologia. SP: EPU, 1986.
A Contribuição da Filosofia para a Educação. Em Aberto. Brasnia, ano 9, nº 45, jan-mar. 1990, 19-26.
VASQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. RJ: Paz e Terra, 1968.
WACHOWICZ, Lilian A. O Método Dialético na Didática. Campinas: Papirus, 1989.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Elisabete Matallo M. de PÁDUA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.