NA PRÁTICA A TEORIA É OUTRA? O QUE ANDAM PENSANDO NOSSOS PROFESSORES

Autores/as

  • Elisabete Matallo M. de PÁDUA Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Resumen

O artigo analisa as relações teoria-prática a partir de questões levantadas por docentes do curso de Metodologia do Ensino Superior da FAFIG, Guaxupé, Minas Gerais. Analisa as contradições que permeiam a prática docente, a desarticulação teoria-prática e seu significado para a Educação Continuada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CANIVEZ, Patrice. Educar o Cidadão? Campinas: Papirus, 1991.

CHAUÍ, Marilena de Souza. Ideologia e Educação in Educação e Sociedade, CEDES, nº 5, 24-40.

FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade. RJ: Paz e Terra, 1976. 9-12.

A importância do Ato de Ler. SP: Cortez, 1982.

Educação como Prática da Liberdade, 119 ed., RJ: Paz e Terra, 1980.

Pedagogia do Oprimido, 81 ed., RJ: Paz e Terra, 1980.

GADOTTI, M. A Questão da Educação e a Formação do Educador. Reflexão, PUCCAMP, nº 37, jan/abr. 1987, 7-30

KONDER, Leandro. O Futuro da Filosofia da Práxis. O Pensamento de Marx no século XXI. RJ: Paz e Terra, 1992.

KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. 21 ed., RJ: Paz e Terra, 1976.

MARX, Karl. O Capital. 21 ed., RJ: Civilização Brasileira, Livro I, tomo 1, 1971.

MENDES, Durmeval Trigueiro. (org.) Filosofia da Educação Brasileira. 3ª ed., RJ: Civilização Brasileira, 1987.

SEVERINO, A. J. Educação, Ideologia e Contra-Ideologia. SP: EPU, 1986.

A Contribuição da Filosofia para a Educação. Em Aberto. Brasnia, ano 9, nº 45, jan-mar. 1990, 19-26.

VASQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. RJ: Paz e Terra, 1968.

WACHOWICZ, Lilian A. O Método Dialético na Didática. Campinas: Papirus, 1989.

Publicado

2024-02-27

Cómo citar

PÁDUA, E. M. M. de. (2024). NA PRÁTICA A TEORIA É OUTRA? O QUE ANDAM PENSANDO NOSSOS PROFESSORES. Reflexão, 19(58). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reflexao/article/view/11863

Número

Sección

Artigos