Conhecimentos, atitudes e práticas de professores de ciclo básico, expostos e não expostos a Curso de Educação Nutricional

Autores

  • Giovana Mochi DAVANÇO Universidade do Oeste Paulista
  • José Augusto de Aguiar Carrazedo TADDEI Universidade Federal de São Paulo
  • Cristina Pereira GAGLIANONE2 Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

educação nutricional, hábitos alimentares, nutrição

Resumo

Objetivo
Este estudo propôs-se a avaliar os conhecimentos sobre nutrição de professores expostos e não expostos a um programa educativo, que envolveu a utilização de jogos de regra com cunho educativo e lúdico e um plano didático para aplicação das  atividades.

Métodos
A amostra estudada foi composta de 51 professores (15 expostos e 36 não expostos). O questionário aplicado continha questões sobre conceitos nutricionais e papel do professor e da escola como promotores de hábitos nutricionais saudáveis.

Resultados
As variáveis estudadas englobaram conhecimentos, atitudes e práticas nutricionais dos professores. Utilizaramse tabelas de contingência para descrição das freqüências das variáveis e Teste Exato de Fisher para as comparações entre os grupos expostos e não expostos, com nível de significância de 0,05% ou 5%. Observou-se que os professores expostos ao programa se apresentaram melhor preparados conceitualmente e também mais sensibilizados quanto ao papel do professor e da escola enquanto transformadores da realidade, demonstrando que o programa de alimentação escolar pode tornar-se um espaço de aprendizagem e produção de conhecimento.

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Publicado

11-08-2023

Como Citar

Mochi DAVANÇO, G. ., de Aguiar Carrazedo TADDEI, J. A. ., & Pereira GAGLIANONE2, C. . (2023). Conhecimentos, atitudes e práticas de professores de ciclo básico, expostos e não expostos a Curso de Educação Nutricional. Revista De Nutrição, 17(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/9178

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS