NUTRITION EDUCATION AS A FORM INTERVENTION: TION AS A FORM INTERVENTION: EVALUATION OF A PROPOSAL FOR PRESCHOOLERS

Autores

  • Marcos Coelho BISSOLI Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Haydeé Serrão LANZILLOTTI Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

creches, educação nutricional, inquéritos nutricionais, intervenção nutricional, pré-escolar, criança

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar uma proposta de educação nutricional para pré-escolares em uma creche comunitária. Tal proposta foi formulada a partir de um inquérito dietético, realizado em julho de 1994, que apontou baixa ingestão de calorias, cálcio e ferro por parte das crianças matriculadas na Creche Effatá, localizada no subúrbio do município do Rio de Janeiro. Esta intervenção teve um ano de duração e tem sua estratégia descrita neste trabalho. Para avaliação da proposta foram utilizados dois métodos: um qualitativo e outro quantitativo. O método qualitativo empregado foi a pesquisa participante, analisando-se trës categorias: funcionários da creche, responsáveis pelas crianças e crianças. Para a análise quantitativa optou-se pelo inquérito dietético por pesagem direta de alimentos, comparando-se os resultados com as recomendações da Food Agriculture Organization/World Health Organization. Apesar do tratamento estatístico não mostrar significância na elevação da ingestão dos nutrientes, do ponto de vista educacional, a quantidade consumida é uma questão secundária quando se está trabalhando com formação de atitudes.

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Publicado

25-12-1997

Como Citar

Coelho BISSOLI, M. ., & LANZILLOTTI, H. S. . (1997). NUTRITION EDUCATION AS A FORM INTERVENTION: TION AS A FORM INTERVENTION: EVALUATION OF A PROPOSAL FOR PRESCHOOLERS. Revista De Nutrição, 10(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/8547

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS