REPENSANDO A FORMAÇÃO ACADÊMICA E A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO NUTRICIONISTA : UM ESTUDO COM OS EGRESSOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)

Autores/as

  • Nilce Maria da Silva Campos COSTA Universidade Federal de Goiás

Palabras clave:

nutricionista, prática profissional, área de atuação profissional, educação, curriculum

Resumen

Este estudo mostra a avaliação realizada pelos nutricionistas graduados da Universidade Federal de Goiás, Brasil, sobre aspectos determinantes da formação acadêmica e sua relação com a prática profissional, visando obter a realimentação da formação através da avaliação desenvolvida pelos egressos. Os dados coletados representam informações extraídas de questionários aplicados aos ex-alunos, graduados no período compreendido entre 1979 e 1992, abordando as unidades temáticas: avaliação sobre a formação acadêmica em relação às necessidades do mercado de trabalho, fatores positivos do curso considerados facilitadores do exercício profissional e dificuldades encontradas na prática profissional decorrentes de falhas no curso de graduação. A análise dos dados evidencia que as dificuldades indicadas pelos egressos no exercício profissional guardam estreita relação com as falhas apontadas na formação recebida, ressaltando-se a falta de experiência prática e a dissociação entre teoria e prática, como os aspectos mais relevantes. O estudo contribui para a reflexão sobre a necessidade de se repensar a formação acadêmica, ao mesmo tempo em que possibilita a identificação de caminhos para esta discussão, à luz da prática profissional.

Citas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO. A formação do nutricionista no Brasil: sinopse de estudos e diagnósticos realizados nas três últimas décadas. Brasília, 1992. 20p.

BARBOSA, A. J. Evolução histórica dos cursos de nutrição. Alimentação e Nutrição, São Paulo, v.4, n.11, p.52-55, 1983.

BARRETO, 1. Sociedade, saúde e a formação do nutricionista. Goiânia: [s.n.], 1993, 303p. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar Brasileira) - Universidade Federal de Goiás, 1993. (mimeografado) .

BOOG, IVI.C.F.,VVOLKOFF, D.B., GARCIA, R.W.D., ARRIVILLA(JA, R.K. Avaliação do Curso de Nutrição. Revista de Nutrição da PUC:CAMP, Campinas, v.1, n.1, p.55-87, 1988a.

______, RODRIGUES, K.R.M., SILVA, S.M.F. Situação profissional dos nutricionistas egressos da PUC)CAMP. 1: áreas de atuação, estabilidade , abandono da profissão , desemprego. Revista de Nutrição da PUC;CAMP, Campinas, v.1 , n.2, p. 139-1 52, 1988b.

______. Situação profissional dos nutricionistas egressos da PUC)CAMP. 11: relações hierárquicas, atuação profissional [...] e filiação a entidades de classes. Revista de Nutrição da PUCCAMP, Campinas, v.2, n.1 , P.55-87, 1989.

BOSI, M. L. M. A face oculta da nutrição: ciência e ideologia. Rio de Janeiro : Espaço e Tempo, 1988. 220p.

GIL, M. F. Recursos humanos no Brasil: nutricionistas. Brasília : Ministério da Saúde, 1986. 17p. (Documento elaborado para a 1 Conferência Nacional de Recursos Humanos para a Saúde).

KUENZEFR, A- Z- Para estudar otrabalho como princípio educativo e categorias teórico-metodológicas. Curitiba, 1992 209p. (Trabalho elaborado para Concurso de professor titular Universidade Federal do Paraná) (Mimeografado).

PRADO, S., ABREU, M. Nutricionista: onde trabalha? Quais suas condições de trabalho? Revista de Nutrição da PUCCAMP, Campinas, v.4, n.1/2, p.65-82, 1991.

ROTEMBERG, S., PRADO, S. Nutricionistas: quem somos? Revista de Nutrição da PUCCAMP, Campinas, v.4, n.1/2, p.40-641 1991 .

SANTOS, S. M. C. Nutricionista e sociedade brasileira: elementos para abordagem histórico social da profissão. Salvador : [s.n.], 1988, 226p. Dissertação (Mestrado em Saúde Comunitária) Universidade Federal da Bahia. 1988. (Mimeografado).

YPIRANGA, L- Formação profissional do nutricionista: histórico dos cursos e currículos. Alimentação e Nutrição, São Paulo, v.2, n.5, P.58-60, 1981.

. O ensino superior e a saúde no Brasil: o caso da Nutrição. Campinas, 1991a. 9p. (Trabalho apresentado no Curso de Especialização em Planejamento e Gerenciamento em Saúde da Faculdade de Ciências Médicas, PUCCAMP).

O nutricionista no Brasil: contribuição para a análise e projeção da formação no nutricionista-dietista na América Latina. In: REUNIÃO DA COMISSÃO DE ESTUDOS SOBRE PROGRAMAS ACADÊMICOS EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA DA AMÉRICA LATINA, 4., 1991, San Juan, Porto Rico. Anais... San Juan, Porto Rico : CEPANDAL, 1991 b. 15p.

Publicado

1996-12-25

Cómo citar

da Silva Campos COSTA, N. M. . (1996). REPENSANDO A FORMAÇÃO ACADÊMICA E A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO NUTRICIONISTA : UM ESTUDO COM OS EGRESSOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG). Revista De Nutrição, 9(2). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/9915

Número

Sección

ARTIGOS ORIGINAIS