Planejamento de cardápios para escolas públicas municipais: reflexão e ilustração desse processo em duas capitais brasileiras

Autores

  • Cristine Garcia GABRIEL Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Alimentação escolar, Planejamento de cardápio, rogramas e políticas de nutrição e alimentação

Resumo

Objetivos
Refletir sobre o planejamento dos cardápios do Programa Nacional de Alimentação Escolar, e apresentar o procedimento em Florianópolis (SC) e Belém (PA).

Métodos
Estudo transversal realizado por entrevistas com nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar e análise de cardápios de 2010 da rede municipal de ensino fundamental. Utilizou-se como referência a Resolução n°38/2009, expedida pelo gestor federal do programa.

Resultados
Em Belém, encontraram-se cardápios padronizados para as escolas e baixa oferta de frutas/hortaliças; em Florianópolis, cardápios elaborados segundo critérios da gestão, conforme as particularidades das escolas, com maior oferta de frutas/hortaliças. Nas duas capitais, a utilização de alimentos regionais mostrou-se pequena, com ausência de compra direta de agricultores familiares.

Conclusão
Observaram-se muitas peculiaridades nas capitais, refletindo a diversidade na execução do programa após a municipalização. Apontam-se a necessidade de maior inclusão de alimentos regionais nos cardápios e a efetivação de instrumentos legais que viabilizem a entrada dos pequenos produtores locais no mercado. 

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Publicado

17-08-2023

Como Citar

Garcia GABRIEL, C. . (2023). Planejamento de cardápios para escolas públicas municipais: reflexão e ilustração desse processo em duas capitais brasileiras. Revista De Nutrição, 25(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/9252

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS