Avaliação do impacto de uma intervenção no ambiente escolar sobre o consumo de frutas e hortaliças por alunos e professores
Palavras-chave:
Frutas, Estudo de intervenção, Promoção da Alimentação Saudável, Estudantes. VerdurasResumo
Objetivo
Avaliar o impacto de uma intervenção dirigida à promoção de frutas e hortaliças sobre o consumo desses alimentos por alunos e professores no Rio de Janeiro (RJ).
Métodos
Trata-se de estudo de intervenção do tipo antes e depois, não randomizado, com alunos e professores do primeiro ciclo do ensino fundamental de escolas públicas do Rio de Janeiro. A intervenção abarcou um curso de formação sobre promoção da alimentação saudável, distribuição de materiais educativos e realização de feira de saúde na comunidade. Foram avaliadas as atividades de promoção da alimentação saudável desenvolvidas, o consumo usual de frutas e hortaliças pelos professores e o consumo pelos alunos das frutas e hortaliças oferecidas pelo Programa de Alimentação Escolar.
Resultados
Foi observada adesão à alimentação escolar de 65,1% e alta proporção (≥79,4%) de alunos que aceitaram e que consumiram frutas e hortaliças na escola no momento pré-intervenção. Observaram-se baixa proporção de consumo regular de verduras (36,4%) e alta de frutas e legumes (>75,0%) entre os professores. A intervenção atingiu nível intermediário de implementação (52,7%), tendo sido bem avaliada pelos professores. Foi observado aumento da aceitação de hortaliças entre alunos das escolas com melhor nível de implementação da intervenção (p=0,009). Não houve mudança no consumo de frutas e hortaliças entre professores.
Conclusão
Os resultados alcançados foram modestos em termos de variação do consumo de frutas e hortaliças entre os alunos. O presente estudo contribui para o desenho de estudos de intervenção no ambiente escolar no contexto brasileiro, uma vez que articulou o Programa Nacional de Alimentação Escolar com ações educativas.
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