Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil

Autores

  • Maria Beatriz Martins LINHARES Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental. Av https://orcid.org/0000-0001-5958-9874
  • Sônia Regina Fiorim ENUMO Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. https://orcid.org/0000-0001-9038-6151

Palavras-chave:

Autorregulação, Coping, Criança, Estresse, Pandemias

Resumo

 De forma inquestionável, a pandemia da COVID-19 ameaça a saúde física e mental da população na contemporaneidade. Embora as crianças sejam menos contaminadas na forma sintomática e grave da COVID-19, essas podem ser mais afetadas no âmbito do desenvolvimento psicológico por serem uma população vulnerável. O presente artigo aborda aspectos conceituais da Teoria do Caos no desenvolvimento e do estresse tóxico, associados aos conceitos de autorregulação e enfrentamento do estresse (coping), visando subsidiar reflexões, do ponto de vista psicológico, sobre os efeitos potenciais da condição da adversidade da pandemia no desenvolvimento das crianças e na parentalidade. A fundamentação teórico-conceitual oferece suporte à compreensão dos tipos de enfrentamento adaptativo ou desadaptado frente a essa experiência adversa e potencialmente traumática da contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barroso, R. G., & Machado, C. (2015). Definições, dimensões e determinantes da parentalidade. In G. A. Pluciennik, M. C. Lazzari, & M. F. Chicaro (Orgs.), Fundamentos da família como promotora do desenvolvimento infantil: parentalidade em foco (pp.6-32). São Paulo: FMCSV.

Branco, M. S. S., & Linhares, M. B. M. (2018). The toxic stress and its impact on development in the Shonkoff’s Ecobiodevelopmental theorical approach. Estudos de Psicologia (Campinas), 35(1), 89-98. http://doi.org/10.1590/1982-02752018000100009

Bronfenbrenner, U. (2011). Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre: Artmed

Brooks, S. K., Webster, R. K., Smith, L. E., Woodland, L., S Wessely, S., Greenberg, N., & Rubin, G. J. (2020). The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The Lancet, 395, 912-20. http://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8

Center for Disease Control and Prevention. (2020). Mental health and coping during COVID-19. Atlanta: Author. Retrieved from http://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/daily-life-coping/managing-stress-anxiety.html

Clark, H., Coll-Seck, A. M., Banerjee, A., Peterson, S., Dalglish, S. L., Ameratunga, S. ... Costello, A. (2020). A future for the world’s children? A WHO-UNICEF–Lancet Commission. The Lancet, 395, 605-658. http://doi.org/10.1016/S0140-6736(19)32540-1

Cluver, L., Lachman, J. M., Sherr, L., Wessels, I., Krug, E., Rakotomalala, S., ... McDonald, K. (2020). Parenting in a time of COVID-19. The Lancet, 395(11), e64. http://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30736-4

Diamond, A. (2013). Executive function. Annual Review of Psychology, 64, 135-168. http://dx.doi.org/10.1146/annurev-psych-113011-143750

Evans, G. W., & Wachs, T. D. (2010) Chaos and its influence on children`s development: an ecological perspective. Washington: American Psychological Association.

Fórum Brasileiro de Segurança Pública. (2020). Violência doméstica durante pandemia de COVID-19. São Paulo: Autor. Recuperado de http://forumseguranca.org.br/publicacoes_posts/violencia-domestica-durante-pandemia-de-covid-19/

Garner, A. S., Shonkoff, J. P., Siegel, B. S., Dobbins, M. I., Earls, M. F., McGuinn, L., ... Wood, D. L. (2012). Early childhood adversity, toxic stress, and the role of the pediatrician: translating science into lifelong health. Pediatrics, 129(1), 224- 231. http://doi.org/10.1542/peds.2011-2662

Goodman, J. L., & Borio, L. (2020). Finding effective treatments for COVID-19 scientific integrity and public confidence in a time of crisis. Journal of American Medical Association, 16(4), e1-e2. http://doi.org/10.1001/jama.2020.6434

Holmes, E. A., O’Connor, R. C., Perry, V. H., Tracey, I., Wessely, S., Arseneault, L., .... Bullmore, E. (2020). Multidisciplinary research priorities for the COVID-19 pandemic: a call for action for mental health science. The Lancet Psychiatry, 15, 1-14. http://dx.doi.org/10.1016/S2215-0366(20)30168-1

Jiao, W. Y., Wang, L. N., Liu, J., Fang, S. F., Jiao, F. Y., Pettoello-Mantovani, M., & Somekh, E. (2020). Behavioral and emotional disorders in children during the COVID-19 epidemic. The Journal of Pediatrics, 221, 264-266 http://dx.doi.org/10.1016/j.jpeds.2020.03.013

Klein, T. P., Devoe, E. R., & Miranda-Julian, C. (2009). Young children’s responses to september 11th: the New York city experience. Infant Mental Health Journal, 30(1), 1-22. http://dx.doi.org/10.1002/imhj.20200

Kousky, C. (2016). Impacts of natural disasters on children. Future of Children, 26(1), 73-92. Retrieved from http://www.futureofchildren.org

Liang, T. (2020). Zhejiang University School of Medicine. Handbook of COVID-19: prevention and treatment. Paris: UNESCO. Retrieved from http://www.zju.edu.cn/english/2020/0323/c19573a1987520/page.htm

Linhares, M. B. M. (2015). Família e desenvolvimento na primeira infância: processo de autorregulação, resiliência e socialização de crianças pequenas. In G. A. Pluciennik, M. C. Lazzari, & M. F. Chicaro (Orgs.), Fundamentos da família como promotora do desenvolvimento infantil: parentalidade em foco (pp.70-82). São Paulo: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

Linhares, M. B. M., & Martins, C. B. S. (2015). O processo da autorregulação no desenvolvimento de crianças. Estudos de Psicologia (Campinas), 32(2), 281-293. http://doi.org/10.1590/0103-166X2015000200012

Madigan, S., Cyr, C., Eirich, R., Fearon, R. M. P., Ly, A., Rash, C., ... Alink, L. R. A. (2019). Testing the cycle of maltreatment hypothesis: meta-analytic evidence of the intergenerational transmission of child maltreatment. Developmental Psychopathology, 31, 23-51. http://doi.org/10.1017/S0954579418001700.

Maia, B. M. M. R., & Dias, P. C. A. (2020). Ansiedade, depressão e stress em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200067. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067

Muratori, P., & Ciacchini, R. (2020). Children and the COVID-19 transition: psychological reflections and suggestions on adapting to the emergency. Clinical Neuropsychiatry, 17(2), 131-134. https://doi.org/10.36131/CN20200219

Organização Pan-Americana da Saúde. (2020, 11 de março). OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia. Washington: Author. Recuperado de http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6120:oms-afirma-que-covid-19-e-agora-caracterizada-como-pandemia&Itemid=812

Ornell, F., Schuch, J. B. Sordi, A. O., & Kessler, F. H. P. (2020). “Pandemic fear” and COVID-19: mental health burden and strategies. Brazilian Journal of Psychiatry, 42(3), 232-235. http://dx.doi.org/10.1590/1516-4446-2020-0008

Parenting for Lifelong Healthy. (2020). COVID-19 24/7 parenting: proven tips and activities for all ages. Oxford: Author. Retreived from http://www.covid19parenting.com/home-1

Qiu, J., Shen, B., Zhao, M., Wang, Z., Xie, B., & Xu, Y. (2020). A nationwide survey of psychological distress among Chinese people in the COVID-19 epidemic: implications and policy recommendations. General Psychiatry, 33, e100213. http:// dx.doi.org/10.1136/gpsych-2020-100213

Rothbart, M. K., Sheese, B., & Posner, M. I. (2007). Executive attention and effortful control: Linking temperament, brain networks, and genes. Child Development Perspectives, 1, 2-7. http://dx.doi.org/10.1111/j.1750-8606.2007.00002.x

Ryan, R. M., & Deci, E. L. (2017). Self-determination theory: basic psychological needs in motivation, development and wellness. New York: The Guilford Press.

Shonkoff, J. P., Garner, A. S., Siegel, B. S., Dobbins, M. I., Earls, M. F., McGuinn, L., … Wood, D. L. (2012a). The lifelong effects of early childhood adversity and toxic stress. Pediatrics, 129(1), 232-246. http://dx.doi.org/10.1542/peds.2011- 2663

Shonkoff, J. P., Richter, L., van der Gaag, J., & Bhutta, Z. A. (2012b). An integrated scientific framework for child survival and early childhood development. Pediatrics, 129(2), 460-472. http://doi.org/10.1542/ peds.2011-0366

Skinner, E. A., & Zimmer-Gembeck, M. J. (2016). The development of coping: stress, neurophysiology, social relationships, and resilience during childhood and adolescence. New York: Springer.

Slopen, N., McLaughlin, K. A., & Shonkoff, J. P. (2014). Interventions to improve cortisol regulation in children: a systematic review. Pediatrics, 133(2), 312-326. http://doi.org/10.1542/peds.2013-1632

Sociedade Brasileira de Pediatria (2020, 11 de fevereiro). SBP atualiza recomendações sobre saúde de crianças e adolescentes na era digital. Rio de Janeiro: Autor. Recuperado de http://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/sbp-atualiza-recomendacoes-sobre-saude-de-criancas-e-adolescentes-na-era-digital/

van Bavel, J. J., Boggio, P. S., Capraro, V., Cichocka, A., Cikara, M., Crockett, M. J., … Willer, R. (2020). Using social and behavioural science to support COVID-19 pandemic response. Nature Human Behavior, 4, 460-471. https://doi. org/10.1038/s41562-020-0884-z

Wang, G., Zhang, Y., Zhao, J., Zhang, J., & Jiang, F. (2020). Mitigate the effects of home confinement on children during the COVID-19 outbreak. The Lancet, 395(10228), 945-947. http://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30547-X

Zimmermann, P., & Curtis, N. (2020). Coronavirus infections in children including COVID-19: an overview of the epidemiology, clinical features, diagnosis, treatment and prevention options in children. Pediatric Infectous Disease Journal, 39, 355-368. http://dx.doi.org/10.1097/INF.0000000000002660

Downloads

Publicado

2023-02-07

Como Citar

LINHARES, M. B. M., & ENUMO, S. R. F. (2023). Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estudos De Psicologia, 37. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7354

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19